Feira das Pastorais movimenta domingo em Matosinhos

Cartazes, objetos de trabalho e ferramentas audiovisuais, foram com alguns “apetrechos” que integrantes de Pastorais e Movimentos da Paróquia Senhor Bom Jesus de Matosinhos enriqueceram as estantes da “Feira das Pastorais”, realizada no último domingo, 10, em São João del-Rei.

A iniciativa partiu do vigário paroquial, padre Jorge Fonseca, e ganhou diversos adeptos. Pela manhã o evento esteve aberto para visitações. “É muito importante. É difícil participar sem antes conhecer algo. É uma forma de divulgar os diversos trabalhos de nossa Igreja. Mostrar a presença do Espírito Santo que conduz”, afirma o sacerdote.

À tarde, o espaço foi ocupado pelos crismandos para um conhecimentos mais aprofundado dos trabalhos na Igreja. “Durante um ano os crismandos ficam com os catequistas e na outra metade fazem o estágio pastoral. Nesta nova etapa, eles vão assumir uma participação mais ativa e mais direta nas atividades das pastorais e movimentos de nossa Igreja. Sendo assim, a ideia da feira era oferecer uma oportunidade para as pastorais mostrarem seus trabalhos, através de fotos, textos, objetos e demais símbolo e, assim, facilitar a escolha dos crismandos, que precisam escolher uma pastoral para fazerem seu estágio”, explica Gabriela Carolina, coordenadora da Crisma.

Uma iniciativa aprovada pelos visitantes, como a jovem Maria Clara, de 15 anos. “É uma experiência boa. Nos possibilita um maior conhecimento”, destaca.

Dentre os estantes, foram apresentados os trabalhos dos grupos juvenis da Paróquia, Vinde e Vede e Juventude Missionária, assim como as atividades exercidas pelas pastorais  do Batismo, da Comunicação, Social, da família, Ministros Extraordinários da Comunhão Eucarística, Equipe de Leitores, Vicentinos, Catequese e Legião de Maria.

24 anos. Natural de São João del-Rei. Secretário de Comunicação da Diocese de São João del-Rei, trabalhando no DEDICOM (Departamento Diocesano de Comunicação). Cursa Comunicação Social/Jornalismo na Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ).