Festa de Santo Expedito reúne fiéis do santo das causas urgentes

Emprego, saúde, família e casamento, esses são alguns dos pedidos mais recorrentes a Santo Expedito, aclamado nas causas justas e urgentes. Na última quarta-feira, 19, a Igreja recordou sua memoria. Em São João del-Rei, a data marcou o início do tríduo preparatório na Igreja São Gonçalo Garcia. O dia maior da festa foi celebrado no sábado, 22, com missa e procissão.

Segundo a tradição cristã Expedito era chefe da Legião Romana numa das províncias romanas da Armênia. Foi martirizado com seus companheiros no dia 19 de abril de 303, sob as ordens do imperador Diocleciano. Seu nome, qualquer que seja a origem de sua significação, é suficiente para ser reconhecido no mundo cristão, pois condiz, com a generosidade e com o ardor de seu caráter, que fizeram desse militar um mártir.

Além de padroeiro das causas urgentes, Santo Expedito também é conhecido como patrono dos militares, dos estudantes e dos viajantes. (Fonte: A12)