Festa do Cristo Rei encerra Ano Litúrgico na igreja

No último domingo, 25, a Igreja celebrou a Solenidade de Cristo Rei do Universo e o dia dos cristãos leigos e leigas. A festa de Cristo Rei foi instituída pelo Papa Pio XI e ensina que tudo converge para Cristo, sua pregação e o anúncio do Reino de Deus. Na paróquia de Matosinhos o dia foi de festa, principalmente para os moradores do bairro Bom Pastor. Na comunidade, dedicada ao Cristo Rei do Universo, houve celebrações de missas e procissão.

Segundo o coordenador da comunidade, Claudio Guimarães, a festa atraiu toda a população, inclusive durante a novena. “Celebrar o padroeiro para nós significa fechar um ano de trabalho. É um momento especial de Ação de Graças a Deus por nos ter concedido a oportunidade de vivermos e trabalharmos na obra em favor do seu Reino”.

Além do Cristo Rei a data marca também o dia do leigo, que sempre se prontifica nos trabalhos e atuações da igreja. A data também marcou o encerramento do Ano do Laicato. “O leigo tem um papel fundamental e essencial na vida da Igreja, por estar mais inserido na realidade local, assim faz fluir a Palavra de Deus nos ambientes e é também a presença da Igreja enquanto hierarquia nas diversas comunidades, ajudando aos Pastores locais a manter viva e dinâmica a Igreja Povo”, explica Guimarães.

A festa foi encerrada com benção do Santíssimo Sacramento.

23 anos. Natural de São João del-Rei. Secretário de Comunicação da Diocese de São João del-Rei, trabalhando no DEDICOM (Departamento Diocesano de Comunicação). Cursa Comunicação Social/Jornalismo na Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ).