Fiéis celebram beata nascida em SJDR

A Igreja celebra nesta quarta-feira, 14, os 122 anos da morte da beata Nhá Chica, a bem-aventurada Francisca de Paula de Jesus. Em diversos pontos da Diocese, a beata são-joanense será homenageada com missa e procissão.

Nhá Chica, é a primeira beata negra do país. Leiga, ela não pertencia a nenhuma ordem religiosa. Analfabeta, não lia a bíblia, mas aplicava no dia a dia o amor ao próximo e a caridade, o que a fez ser conhecida como “Mãe dos Pobres”.

No distrito do Rio das Mortes, sua região de origem, a festa em honra a beata casou-se com o padroeiro, Santo Antônio. Hoje, às 19 horas, haverá celebração da Santa Missa e, após, procissão.

Na Catedral do Pilar a programação terá início as 18h30, com rasoura, missa e encerramento do Tríduo Eucarístico.

Nhá Chica

Francisca de Paula de Jesus nasceu em São João del-Rei, mas viveu a maior parte da sua vida em Baependi/MG, onde morreu no dia 14 de junho de 1895. Desde então, os relatos de cura por intercessão de Nhá Chica são vários.

O processo de beatificação começou em 1993, mas foi em 1995 que o processo ganhou um capítulo decisivo. Em julho daquele ano, a professora Ana Lúcia Leite descobriu que tinha um problema congênito no coração. Na véspera de fazer uma cirurgia, ela sentiu uma forte febre e exames posteriores revelaram que o problema havia desaparecido. Ana Lúcia havia rezado a Nhá Chica e considera que foi curada por intermédio dela.

Em 1998, o provável milagre foi enviado ao Vaticano. Em janeiro de 2011, o Papa Bento XVI aprovou as virtudes heroicas da religiosa e designou o título de Venerável a Nhá Chica. Em outubro do mesmo ano, a comissão médica da Congregação das Causas dos Santos do Vaticano aprovou o milagre atribuído a Nhá Chica, concordando que a cura não tem explicação científica. A comissão de cardeais do Vaticano atestou o milagre em junho de 2012 e no mesmo mês, o Papa Bento XVI assinou o decreto de beatificação de Nhá Chica.

Ela foi beatificada em cerimônia realizada em Baependi no dia 4 de maio de 2013.