Fiéis celebram Solenidade de Pentecostes com vigílias, missas e procissões

Música, tradição e muita fé. Assim é o Dia de Pentecostes na Paróquia de Matosinhos, em São João del-Rei. Marcado pelo Jubileu do Divino Espírito Santo a festa conta com missas, manifestações culturais, benção e procissão.

Logo pela manhã o som dos instrumentos e destacavam em meio a movimentação no interior do Santuário. Com tambores, fitas e muita alegria, os grupos de Congado, vindos de várias cidades mineiras, revelavam uma diversidade cultural do país e apresentada através da fé de um povo, que luta pela valorização de suas raízes. Com musicas e danças, os integrantes homenageavam o Espírito Santo, Terceira Pessoa da Santíssima Trindade, pelas ruas do bairro.

A programação contou ainda com a missa solene, presidida pelo bispo emérito, Dom Waldemar Chaves de Araújo. Durante a celebração, o sacerdote falou sobre a manifestação do Espírito Santo na Igreja, destacou os vários carismas e a importância de sermos semelhantes a Cristo. (Veja o vídeo abaixo)

Ao fim da celebração ocorreu a esperada coroação. Pelas mãos do bispo emérito, Adilson Rodrigues Júnior foi coroado imperador. O eleito, segundo a Comissão do Divino, é o maior novo a ocupar o cargo na festa.

A noite, uma procissão tomou conta das ruas de Matosinhos. Com velas nas mãos os fiéis aproveitaram o momento para fazerem pedidos ao Espírito Santo ou agradecimentos por graças alcançadas.

Na chegada, os fiéis receberam a benção do Santíssimo Sacramento e acompanharam os agradecimentos do pároco, padre José Bittar, diante da realização da Festa. O Jubileu, como de costume, foi encerrado com a descida dos mastros e show.

O Jubileu do Divino é realizado desde 1774, mas foi interrompido por 75 anos, sendo retomado no ano de 1998 e celebrado até hoje. Organizada pela Comissão do Divino, criada com o intuito de organizar a festa junto à paróquia, a celebração reúne fiéis de toda a região.

Além de Matosinhos, paróquias como Catedral do Pilar e São Sebastião, em Santa Cruz de Minas, também promoveram festas em honra ao Espírito Santo. Veja:

COMPARTILHAR
22 anos. Natural de São João del-Rei. Secretário de Comunicação da Diocese de São João del-Rei, trabalhando no DEDICOM (Departamento Diocesano de Comunicação). Cursa Comunicação Social/Jornalismo na Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ).