Fiéis fazem campanha para reformar igreja em São João del-Rei

A campanha “Todos pelo Bom Jesus” tem mobilizado devotos e moradores do bairro Senhor dos Montes em busca de verba para a restauração da igreja da comunidade. Realizada pela Irmandade do Santíssimo Sacramento em união com a comissão de obras e com o pároco, padre Ilton Resende, a obra pretende restaurar a parte estrutural, externa e interna do templo. No próximo domingo, 18, haverá uma missa e rasoura da imagem do padroeiro.

A campanha teve início em janeiro e pretende recuperar grande parte da estrutura que se encontra em estado precário. “Está tudo danificado, principalmente o telhado e as paredes. O problema já vem acontecendo há cerca de 10 anos, mas agora se agravou muito e tem o risco de desmoronamento”, conta o coordenador da comissão de obras, Guilherme Diniz, que relata ainda que as obras de arte e os altares estão tomados por cupins e cita a Imagem de Santa Efigênia como exemplo. “Parte dela já se perdeu”, lamenta.

A iniciativa da paróquia e a verba arrecadada com a promoção de eventos e o lançamento do Carnê do Bom Jesus será destinada a reconstrução e manutenção da igreja. Segundo Diniz a previsão é que as obras sejam iniciadas na primeira semana de abril. “Temos que tentar manter a igreja de pé, então primeiramente reformaremos a estrutura da Matriz. Depois, em uma segunda parte da reforma, daremos a atenção necessária às obras, imagens e altares quando a estrutura já tiver firme”, relata o coordenador.

Neste domingo, 18, uma missa será presidida na Igreja, às 08 horas, seguida de rasoura com a imagem do Senhor Bom Jesus do Monte para a igreja de Nossa senhora da saúde. A previsão é que a imagem fique depositada do templo até o fim das reformas. Após os atos religiosos será servido uma feijoada beneficente no valor de 10,00.

Os interessados em ajudar a reerguer e manter a matriz podem adquirir o carnê através do número (32) 9 9998-3199. Segundo Guilherme, as mensalidades não possuem um valor fixo. “A quantia a ser paga não será estipulada. Cada um oferece o que puder. Toda ajuda será bem vinda, e assim unidos nós alcançaremos nossa meta e sonho de ver a nossa amada Igreja do Bom Jesus reformada”, explica.

“É importante ter o apoio da população nesse momento pois é a única maneira que temos para salvar esse nosso patrimônio. A Igreja está precisando de socorro, não podemos esperar ajuda do poder público, é urgente! Por isso contamos com a população para nos ajudar a reformar a igreja e salvar sua história”, conclui  Diniz.

Informações: Gazeta de São João del-Rei