Fiéis saem pelas ruas de São João del-Rei em homenagem a Santa Teresinha

No dia 1º de outubro os católicos celebram Santa Teresinha, conhecida como a “Santa das rosas” e padroeira das Missões. A data foi marcada por missas, procissões e benção das rosas.

Em São João del-Rei, a comunidade que leva o nome da santa, nos arredores do grande Matosinhos, contou com uma vasta programação. Pela manhã, o bispo emérito, Dom Waldemar Chaves de Araújo, conduziu a celebração. Em sua homilia, ele destacou a pequenez da santa carmelita e seu grande exemplo de cristandade. “A santa que celebramos hoje é toda especial no sentido de ensinamento. Ela nos ensina como seguir Jesus Cristo na humildade, no amor e na misericórdia. Isso é bonito”, destaca.

Na parte da tarde, a programação contou com teatro na praça e confecção de tapetes. O momento, promovido pelo grupo Juventude Missionária, aspirava uma intervenção na comunidade.

Após a missa da tarde, os fiéis saíram em procissão pelas suas do bairro. Fogos, pétalas e aplausos acompanharam todo o cortejo. Inspirada na imagem da santa, Kate Ribeiro se caracterizou com o hábito “da santinha” como forma de promessa. O momento era de agradecimento segundo a jovem. “Já tive várias graças alcançadas por intercessão de Santa Terezinha, mas essa aí, que está em meu colo, foi a maior graça que eu já recebi. Foi uma jornada muito longa, uma gravidez tubária, um aborto, dois anos tentando e, enfim, meu João Marcos. Vivi uma gravidez muito conturbada, com muitas complicações, mas com a intercessão de Santa Terezinha, estou hoje com meu filho nos braços, saudável, e lindo”, destaca Kate emocionada.

E ela não era a única caracterizada. Haviam “Teresinhas” dos mais variados tamanhos e idades. Analice, por exemplo, seguiu o desejo da mãe Simone e aderiu a tradição de homenagear a santa. Com um ano e onze meses, a pequena arrancava fortes emoções da devota mãe. “Sempre disse que, ao ter uma filha, vestiria ela de Santa Teresinha. Acho bonito manter esta tradição. Nossa santinha merece todas estas homenagens”, destaca.

A programação teve seu desfecho com benção do Santíssimo Sacramento e benção das rosas.

COMPARTILHAR
22 anos. Natural de São João del-Rei. Secretário de Comunicação da Diocese de São João del-Rei, trabalhando no DEDICOM (Departamento Diocesano de Comunicação). Cursa Comunicação Social/Jornalismo na Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ).