Fiéis se reúnem em Lavras para celebração da Festa de Reis

Foi ao som dos folieiros que centenas de fiéis percorreram as ruas da cidade de Lavras em comemoração ao Dia de Santos Reis, celebrado no último domingo, 06. A comunidade, pertencente à Paróquia Nossa senhora Aparecida, contou com missa, presidida pelo vigário paroquial, padre Samuel Detomi, e procissão.

O “Dia de Reis” ou “Dia dos Santos Reis” tem origem na tradição católica que lembra o dia que Jesus Cristo, recém-nascido, recebeu a visita de três Magos: Belchior, Gaspar e Baltazar.

No Evangelho, Mateus relata que magos vindos do Oriente procuravam o rei dos judeus, cujo nascimento fora anunciado a eles por uma estrela. Eles vêm de diferentes caminhos e anseiam pela criança divina. Representam o ser humano de diferentes raças e culturas, de diversas religiões e costumes e pretendem descobrir o mistério da vida. Eles não são mágicos, mas sábios que seguem as indicações das estrelas.

Eles são marcados pelos presentes ofertados ao menino: ouro, incenso e mirra, que representam as três dimensões de Cristo: a realeza, a divindade e a humanidade (o óleo da mirra servia para embalsamar os mortos). Os presentes simbolizam, ainda, o futuro da missão de Jesus.

A festa popular – também conhecida como Folia de Reis – foi trazida ao Brasil pelos colonizadores portugueses e até os dias atuais é tradição em regiões como o Nordeste, São Paulo e Minas Gerais.

24 anos. Natural de São João del-Rei. Secretário de Comunicação da Diocese de São João del-Rei, trabalhando no DEDICOM (Departamento Diocesano de Comunicação). Cursa Comunicação Social/Jornalismo na Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ).