Fogueira promete esquentar festa em Ingaí nessa quinta-feira, 23

Nesta sexta-feira, 24, é celebrado o dia de São João Batista, mas na paróquia dedicada ao santo, na cidade de Ingaí, as comemorações se aquecem mesmo é hoje, 23, com uma tradição de mais de 80 anos: a fogueira de São João.

Com quase 40 metros de altura, a fogueira é considerada uma das maiores do interior de Minas Gerais e atrai os olhares de toda a região. Além de simbolizar o início da festa, ela é considerada, também, como patrimônio do município.

13442412_1044214625667136_7882162978550336680_nLevantar a fogueira não foi fácil. Encaixar cada pedaço de madeira para montar a estrutura que chega a ser maior do que qualquer outro prédio da cidade requer tempo e muita dedicação. Mas todo sacrifício é válido, afinal, a confecção faz parte de uma tradicional promessa feita pelo povo da cidade em 1931 quando uma descarga elétrica destruiu a igreja da cidade durante uma tempestade.

Desde que a primeira fogueira foi erguida, já se passaram 86 anos. A tradição foi ganhando cada vez mais força e atualmente reúne gente não só da cidade, mas de toda a região para ver o evento.

Durante a festa, antes de acender a fogueira, ela precisa ser abençoada. Após a bênção, começa o espetáculo. Primeiro, com uma queima de fogos e em seguida o grande momento, em que toda a estrutura é tomada pelo fogo. Depois do rito, há aqueles devotos que levam o carvão para casa como forma de pedir proteção ao padroeiro da cidade.

O ápice da festa será na sexta-feira, com celebrações de missa, procissão e benção.

 

COMPARTILHAR
22 anos. Natural de São João del-Rei. Secretário de Comunicação da Diocese de São João del-Rei, trabalhando no DEDICOM (Departamento Diocesano de Comunicação). Cursa Comunicação Social/Jornalismo na Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ).