Forania de Matosinhos promove caminhada pela paz em sintonia com CF

Foto: Lucas Silveira

Uma caminhada de fé e oração em grito pela paz. Foi com camisas brancas e faixas nas mãos que representantes das das sete paróquias da Forania Senhor Bom Jesus de Matosinhos seguiram em procissão ao Alto do Cristo Redentor na tarde de domingo, 18. O evento, inspirado da temática da Campanha da Fraternidade 2018, teve o objetivo de inspirar mudanças e promover a união das pessoas em prol da superação da Violência.

Saindo do Santuário São João Bosco a caminhada contou com algumas paradas e momentos de reflexão. “É um gesto concreto da CF em prol da superação da violência. É a forma de estarmos em sintonia com a Igreja, Mensageira da Paz”, explica padre Pedro Wiermann, pároco de Santa Cruz de Minas.

Durante a caminhada Padre José Bittar  lembrou da responsabilidade do cristão na construção da paz e reforçou a mudança interior em cada pessoa. “Ao externar o nosso desejo de paz é necessário que, seja eu, seja você, os primeiros a darem os passos para que a paz reine em primeiro lugar no coração da gente…no meu coração e no seu coração. Sem paz interior é impossível a gente lutar por essa paz. Uma terra sem violência depende do amor gerado no coração das pessoas que a constitui”.

Além da caminhada, os caminhantes puderam participar da santa missa e comungar na intenção da paz. Uma iniciativa aprovada por Evandro, da paróquia São Judas Tadeu. “É uma forma da Igreja sair do território das paróquias e encontrar com todos, unidos. Hoje pedimos paz. Um pedido urgente para nossa cidade e todo o país. O desejo é de todos”. Assim como Evandro, Sarah Chitarra também viu o evento como uma iniciativa louvável em prol da paz. “A Igreja tem que tomar partido diante da violência. Unidos fazemos a diferença”, destaca.

Para Cleonice Muffato, da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, é a falta de espiritualidade que tem acarretado os problemas. “As pessoas não tem trabalhado sua espiritualidade. A fé é a unica maneira de encontrarmos a paz”, expressa.

A ação envolveu as paróquias São João Bosco, Senhor Bom Jesus de Matosinhos, São Judas Tadeu, Imaculada Conceição, São Sebastião, Santa Rita de Cássia e Nossa Senhora da Conceição.

23 anos. Natural de São João del-Rei. Secretário de Comunicação da Diocese de São João del-Rei, trabalhando no DEDICOM (Departamento Diocesano de Comunicação). Cursa Comunicação Social/Jornalismo na Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ).