Forania do Pilar promove encontro de formação sobre a CF

Com a proposta de estudar o texto base e colocar em evidência as iniciativas de superação da violência, 115 pessoas se reuniram na tarde de sábado, 17, no Salão Irmão Sol, dentro do Campus da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), para um encontro de formação da Campanha da Fraternidade. O evento foi promovido pela Forania Nossa Senhora do Pilar e contou com padres, religiosos, seminaristas e leigos.

Todos os anos, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) apresenta a Campanha da Fraternidade (CF) como um caminho de conversão quaresmal, reflexão e proposta de ações. Este ano a campanha tem como temática a superação da violência. “Todas as forças da igreja devem estar em sintonia com a proposta da CNBB ao vivenciar a Campanha da Fraternidade. Além de ser uma forma de colocar em prática a terceira prática quaresmal que é a caridade fraterna é, também, oportunidade de estarmos unidos em prol da cultura da paz”, explica o pároco da Catedral do Pilar, padre Geraldo Magela

Conduzido pelo seminarista Lucas Alerson o evento contou com momentos de oração, palestras e estudos, possibilitando um aprofundamento maior do conteúdo do Texto Base da campanha, uma oportunidade para propagar a mensagem, como destaca padre Geraldo. “A intenção é que os leigos participantes sejam multiplicadores do aprendizado. Que possam levar para seus grupos e comunidades um conhecimento maior e busquem, juntos, práticas para superar a violência”.

Além do estudo o evento contou ainda com um lanche compartilhado, uma forma, sem dúvida, de reforçar o lema da campanha “Vós sois todos irmãos”.

A Forania Nossa Senhora do Pilar é formada por 8 paróquias, sendo a Catedral, São Francisco de Assis, Senhor Bom Jesus do Monte, São José Operário, São Sebastião, São Miguel Arcanjo, São Francisco de Emboabas e Santo Antônio e Beata Nhá Chica.

23 anos. Natural de São João del-Rei. Secretário de Comunicação da Diocese de São João del-Rei, trabalhando no DEDICOM (Departamento Diocesano de Comunicação). Cursa Comunicação Social/Jornalismo na Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ).