Forania Nossa Senhora do Pilar é instalada na Diocese

Na noite da última quarta-feira, 17, foi instalada na Diocese de São João del-Rei a Forania de Nossa Senhora do Pilar. A celebração, presidia por Dom Célio, reuniu sacerdotes das sete paróquias pertencentes a nova região forania.

Iniciando os ritos, Padre Vinícius Idefonso Campos, pároco da Paróquia São José Operário, fez a leitura do decreto diocesano que instala a forania e outros meios legais.

Segundo o decreto, a partir de agora, esta forania será composta pelas seguintes Paróquias: Catedral Basílica de Nossa Senhora do Pilar, São José Operário, São Francisco de Assis, Senhor Bom Jesus do Monte, São Sebastião da Vitória, São Miguel do Cajuru e São Francisco de Emboabas.

Sobre Forania

Segundo o site catequisar, forania é um grupo determinado de Paróquias dentro de um Vicariato. Cada forania é confiada a um vigário forâneo (título dado pelo bispo a um dos padres dentro de um Vicariato).

Essa união de diversas Paróquias mais próximas, territorialmente, favorece o trabalho pastoral mediante uma ação em comum.

Os padres forâneos são eleitos pelos representantes das Paróquias (párocos e vigários) por 2 anos, que por sua vez, representam aquele território, ou seja, a forania junto ao conselho presbiteral.