Frades Menores da Província Santa Cruz manifestam solidariedade às vítimas de Brumadinho

Os Frades Menores da Província Santa Cruz manifestam solidariedade às vítimas e aos familiares dos que foram atingidos pelo crime ambiental e homicídio coletivo ocorrido em Brumadinho/MG, com rompimento da Barragem Mina do Córrego do Feijão, na tarde de sexta-feira, 25. A manifestação se concentro na Praça da Liberdade, na capital mineira, e reforçou temáticas de campanhas da Fraternidade em defesa da “Casa Comum”.

Hoje, pela manhã, a Província Santa Cruz publicou no portal sobre o ocorrido e destacou os pedidos do Papa Francisco em relação aos cuidados com a natureza. “A estrutura socioeconômica, os modos e as relações de produção impostos pelo sistema ganancioso mutilam a dignidade humana e ferem a obra da criação de Deus. Nesse sentido, concordamos com o Papa Francisco, que nos alerta a respeito da existência de um terrorismo de base, que deriva do controle global do dinheiro sobre a Terra e ameaça toda a humanidade. Tal sistema é terrorista”.

‘Vislumbramos que, somente com a união de todos os que amam verdadeiramente a vida de forma respeitosa e plena, em torno de um projeto alternativo, conseguiremos superar os desafios do cenário aterrador. Montanhas são destruídas, pessoas morrem, rios são assassinados, peixes e outros bichos das águas apodrecem na lama… Os impactos socioambientais após a tragédia ocorrida nos últimos dias revelam a urgência de mudança de paradigmas. Nós não nos cansaremos de sonhar e de perseguir a utopia franciscana de um mundo mais justo e fraterno”.

Por fim, o texto conclui em prece à Deus. “Sentimos que a Terra grita por uma profunda conversão ecológica, que não pode ser adiada. Por isso, em comunhão com a Família Franciscana e com os movimentos que se engajam pela proteção de todas as formas de vida, rogamos por Justiça Ambiental e Paz”.

24 anos. Natural de São João del-Rei. Secretário de Comunicação da Diocese de São João del-Rei, trabalhando no DEDICOM (Departamento Diocesano de Comunicação). Cursa Comunicação Social/Jornalismo na Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ).