Franciscanos promovem debate sociopolítica neste sábado, 19, em São João del-Rei

Com o objetivo de promover um diálogo sobre a conjuntura sociopolítica e realizar um debate sob uma perspectiva da Fé na política atual a Frente Brasil Popular e a r (OFS) de São João del-Rei, promovem neste sábado, 19, o Pré-Congresso do Povo Municipal. O evento é aberto a todos.

O Congresso do Povo é uma iniciativa que visa a promoção de debates horizontais, oferecendo espaços para que todas falem e sejam ouvidos. O princípio que guia essa iniciativa e o da Educação Popular, a partir do método “ver, julgar e agir”, onde visa a construção coletiva, juntos, de um Projeto Popular de Brasil.

Na cidade de São João del-Rei já está ocorrendo diversos encontros do “Pré-congresso do Povo”. Os eventos estão ocorrendo dentro da Universidade, das escolas, nas associações de bairro e sindicatos. Agora será a vez da igreja, através da Juventude Franciscana (Jufra), trazer a temática para a roda de conversa.

“Acredito que é essencial a abertura da Igreja para esse debate, uma vez que ela exerce um papel fundamental na vida das pessoas. Além disso, é uma importante instituição na qual os debates sobre política, fé, desigualdades sociais e sociedade como um todo devem estar presentes, principalmente, após o chamado do Papa Francisco para que a Igreja esteja em missão”, explica um dos organizadores e integrante da Jufra, Diogo Pereira Matos.

O evento está previsto para as 14 horas, no Salão Irmãos Sol, localizado nas proximidades do Campus Santo Antônio, da UFSJ, em São João del-Rei. Informações pelo (32) 3371-1127.

23 anos. Natural de São João del-Rei. Secretário de Comunicação da Diocese de São João del-Rei, trabalhando no DEDICOM (Departamento Diocesano de Comunicação). Cursa Comunicação Social/Jornalismo na Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ).