Homens também engravidam

A figura paterna é fundamental no desenvolvimento e na formação de uma criança. Entretanto, a importância do pai antes do bebê vir ao mundo também é de forte influência. Ficou no passado a ideia de que o homem tem menos preocupações e anseios do que a mulher durante uma gestação.

O termo “grávidos” tornou-se bem mais corriqueiro na boca dos casais, que, com ele, querem transmitir que a emoção de gerar um filho é sentida não apenas por mulheres, mas, pelos marmanjos também. Mas afinal, o que é ser pai?

13882313_1294905277193842_391036943179887958_nSegundo o dicionário Aurélio, a palavra PAI se define como “o que tem um ou diversos filhos; genitor. Chefe de uma linha de descendentes”. Mas ser pai vai muito além disso. “Ser pais é você olhar para uma criança e ver respeito, carinho, através do olhar. Você sabe se seu filho está triste, alegre, doente. Ser pai é a melhor coisa que existe”, definiu Edmilson de Oliveira, pai de quatro filhos.

Mais que uma data comercial, o Dia dos Pais é uma oportunidade de celebrar a vida de alguém que se ama, seja ele do mesmo sangue ou não. Pode ser pobre, rico, branco, negro, multicolorido. Enfim, ser pai é estar ligado pelo amor e, como Renato Russo parafraseou de Camões em sua canção, “é dor que desatina sem doer”.

Mesmo com tantos prazeres, essa vocação também possuem desafios. “É uma tarefa bem difícil, mas é um dom de Deus. É se doar, educar, partilhar, é se dedicar inteiramente a seus filhos, a sua família. Eu tenho dois filhos, sou casado ha 28 anos. Mesmo estando maduros nós pais nos preocupamos com eles. Ligamos, queremos saber onde estão. Ser pais é ser vigilante”, explica o policial Alberto Almeida que integra a Pastoral Familiar.

988735_593303050731150_1987692601_nAo assumir a paternidade; em meio às incertezas, medos, expectativas, e também às alegrias, o pai enfrenta grandes obstáculos, que vem se reformando a cada dia. Como os filhos não vem com “manual de instrução”, precisa da esperteza paterna para driblar as dificuldades. “Ela nasceu no dia 29 de agosto, e meu aniversario é dia 31. Ela é meu presente. É tudo de bom na minha vida. Foi uma gravidez não esperada, mas veio e demos todo amor. Ainda estou aprendendo muito. Passo praticamente meu dia todo com ela. É o motivo da minha vida”, destaca Rafael Augusto, pai da pequena Luiza de nove meses.

Nesse dia dos pais abrace-o e demonstre todo o seu amor. Registre com fotos, publique, divulgue. Aproveite este tempo com essa pessoa especial. Não deixe que roupas, perfumes e cardápios variados protagonizem essa data especial. Seja você mesmo o presente. Viva o amor. Com amor!

Man giving young boy piggyback ride outdoors

COMPARTILHAR
22 anos. Natural de São João del-Rei. Secretário de Comunicação da Diocese de São João del-Rei, trabalhando no DEDICOM (Departamento Diocesano de Comunicação). Cursa Comunicação Social/Jornalismo na Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ).