I Domingo da Quaresma

EVANGELHO Lc 4, 1-13

“Tendo esgotado todas as formas de tentação, o diabo se afastou de Jesus, para voltar no tempo oportuno” ( Lc 4, 13).

Iniciamos o Tempo da Quaresma e neste primeiro domingo acolhemos esta passagem do Evangelho em que se narram as tentações sofridas por Jesus no deserto da parte do diabo. Ao iniciar sua missão Jesus faz  a experiência de viver no deserto. Distancia-se de tudo para ouvir o Pai. As tentações feitas pelo diabo são como que provocações para que Ele não assumisse a proposta de Deus Pai: a doação de sua vida para a salvação da humanidade. Ele,no entanto, soube se manter fiel à vontade do Pai: não se deixar levar pelas promessas e leviandades propostas pelo diabo. Isto é, vence a sua própria vontade e seus interesses pessoais para seguir o pedido do Pai, que era a realização do Projeto de Salvação.

Em nossa Igreja o Tempo da Quaresma é este tempo especial para que façamos também nós uma longa caminhada em direção à Páscoa. São ricas as orientações da Igreja para nós cristãos neste tempo, seja através das celebrações, seja através dos textos da Sagrada Escritura, como também a sugestão de realizarmos a Campanha da Fraternidade em sintonia com toda a Igreja do Brasil, que neste ano é Ecumênica, trazendo-nos   a proposta de revermos nossa responsabilidade pelo equilíbrio da natureza. O tema: “Casa Comum, nossa responsabilidade” e o lema: “Quero ver o direito brotar como fonte e correr a justiça como riacho que não seca” (Am 5, 24).  Este é o momento oportuno para fazermos a experiência da Oração, do Jejum e da prática da caridade fraterna.

Estando ainda no início da Quaresma, que saibamos aproveitar com discernimento deste Tempo e do Jubileu Extraordinário da Misericórdia.  Façamos o nosso próprio caminho de reflexão e de penitência que nos leve a vencer nossos caprichos pessoais e nossas tentações, tendo em vista nossa própria santificação e nossa caminhada eclesial em direção à celebração da festa de Páscoa, o centro de nossa vida de fé.

Célio de Oliveira Goulart – Bispo Diocesano

23 anos. Natural de São João del-Rei. Secretário de Comunicação da Diocese de São João del-Rei, trabalhando no DEDICOM (Departamento Diocesano de Comunicação). Cursa Comunicação Social/Jornalismo na Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ).