Igreja São Judas: dos sonhos humanos para a vontade de Deus

A obra teve início em 1994 e agora começa a se assimilar com o projeto estampado no papel. O sonho da criação da igreja dedicada à São Judas Tadeu, em Lavras, era de toda a comunidade, na época, liderada por padre Neidir Nogueira Vale, até então, pároco da Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora. Após 25 anos, o templo já demostra que a união das pessoas, juntamente com as bençãos divinas, faz erguer construções e concretizar projetos.

A comunidade “nasceu aos pés do Cruzeiro (a Santa Cruz) e depois foi feita uma Capelinha. Tendo em vista o crescimento populacional, veio a necessidade de um espaço maior e o atendimento melhor, brotando assim o desejo de criar uma Paróquia, o que se tornou realidade em fevereiro deste ano. Hoje a Matriz em construção tem o rosto do tamanho da população, que está em torno de 13000 habitantes”, explica o atual pároco, padre Nélio José dos Santos.

Padre Odair Carvalho, atual pároco da Auxiliadora, acompanhou de perto um pedaço dessa história. “Quando assumi a paróquia, há três anos, já peguei a obra bem adiantada, entregando já, quase na fase de acabamento. Para isso, a participação do povo tem sido fundamental. de forma ativo, eles abraçaram a causa e vestiram a camisa com entusiasmo. Um povo que fica feliz ao ver os resultados do trabalho”.

A obra da Matriz tem 1000 m² e já está na fase de reboco , na parte interna, com forro, vitrais, parte elétrica e piso. “Resta a parte externa, que será revestimento nas paredes, as rampas externas, que também será granito. Tudo isso tem sido feito graças à Comunidade que já abraçou a ideia de Paróquia. Temos feito campanhas que tem dado certo e o povo tem sido muito generoso. Entra aí o ideal de Santuário. Percebemos isso na festa desse ano”, explica Nélio.

Em 08 meses de caminhada a Paróquia deu um grande salto no trabalho evangelizador, seja nas celebrações ou no número de visitas. É notável o crescimento espiritual, assim como a esperança em ver a igreja matriz inaugurada.

23 anos. Natural de São João del-Rei. Secretário de Comunicação da Diocese de São João del-Rei, trabalhando no DEDICOM (Departamento Diocesano de Comunicação). Cursa Comunicação Social/Jornalismo na Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ).