II Domingo da Páscoa

Evangelho: Jo 20, 19-31

“Tomé respondeu: ‘Meu Senhor e meu Deus!’ Jesus lhe disse: ‘Acreditaste porque me viste? Bem-aventurados os que creram sem terem visto!” (Jo 20, 28-29).

Após sua Ressurreição o Senhor Jesus se manifestou diversas vezes a seus discípulos, seja quando estavam reunidos em comunidade na casa onde realizaram a ceia pascal com Jesus, seja a dois discípulos no Caminho para Emaús. Também se manifestou à Maria Madalena no jardim ao lado da sepultura onde depositaram seu corpo após a morte na cruz. A Igreja se formou a partir destes testemunhos, relatados nas narrativas dos Evangelhos.

A passagem do evangelho de hoje nos relata um momento muito especial na vida dos discípulos. Em uma destas aparições o apóstolo Tomé não se encontrava junto aos discípulos e manifesta sua incredulidade diante da fala alegre dos seus companheiros, que proclamaram: “Vimos o Senhor!” Após oito dias novamente Jesus Ressuscitado se faz presente entre eles e logo questiona a Tomé pela sua falta de fé. Então sim, ele O vê com os sinais de sua crucifixão e também manifesta sua fé, dizendo: “Meu Senhor e meu Deus”.

Hoje podemos perceber os  muitos os sinais vivos do Senhor Ressuscitado em nossa experiência de fé e na vivência de nossa espiritualidade: na vida eucarística, nos outros sacramentos, nos momentos de oração, na prática da caridade. Quando temos esta experiência, é nosso compromisso testemunhá-Lo, para que outros possam crer n’Ele. É esta a aventura da fé!

D. Célio de Oliveira Goulart – Bispo Diocesano