Imagem de Santa Beatriz ganha altar em igreja histórica de São João del-Rei

Com traços de uma beleza estonteante mas, que demonstra, na face, a fé da jovem santa. Assim se defini a nova imagem da Paróquia São Francisco de Assis. Com um pouco mais de um metro e meio Santa Beatriz ganhará destaque na histórica igreja de São João del-Rei. Ela, sua história e o já conhecido hábito das irmãs concepcionistas.

Quem olhar de perto para a imagem logo recordará das irmãs do antigo Mosteiro São José que, após 54 anos na região, deixaram a cidade em julho deste ano. Isso não é coincidência, afinal, a santa é padroeira e fundadora da ordem contemplativa das Irmãs Concepcionistas Franciscanas.

15310469_10202585033583672_438858529_nSanta Beatriz era uma jovem muito bela fisicamente, além de ser amável, culta, inteligente e educada nas virtudes cristãs. No auge de seus sofrimentos, ela se entrega a Nossa Senhora e recebe a incumbência de fundar uma Ordem religiosa dedicada à Imaculada Conceição. “A decisão de adquirir a imagem da santa veio da própria mesa administrativa da Ordem Terceira. Ela era franciscana, devota de Nossa Senhora da Conceição. A ideia é que a imagem saia todos os anos, na festa do dia 08 de dezembro”, explica Carmelo Viegas, membro da ordem franciscana.

Esculpida em cedro e cerejeira pelas mãos do são-joanense Fernando Pedersini, a imagem será a única – em roca – venerada em toda a diocese. “Fiquei muito feliz com o convite. Antes de esculpi-la, estudei um pouco de sua história. Vi que era apresentada em textos e poemas como ‘rainha da beleza’. Quis trazer isso para a imagem: uma beleza forte, mas com piedade, sem a sensualidade”, explica Pedersini que inspirou em sua mãe, dona Genuria, para produzir os traços femininos da santa. “Desde as minhas primeiras obras eu pego minha mãe como inspiração. Quando retornei do estudo na Espanha os traços mudaram um pouco, mas ainda possui a mesma semelhança, a mesma inspiração”.

A imagem será abençoada nesta quarta-feira, 07, após a missa e o novenário. Já na quinta-feira ela sairá em procissão, juntamente com a imagem de Nossa Senhora da Conceição, pelo centro histórico da cidade.

COMPARTILHAR
22 anos. Natural de São João del-Rei. Secretário de Comunicação da Diocese de São João del-Rei, trabalhando no DEDICOM (Departamento Diocesano de Comunicação). Cursa Comunicação Social/Jornalismo na Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ).