Imposição de cinzas abre Tempo Litúrgico da Quaresma

Na próxima quarta-feira, 26 de fevereiro, a Igreja celebra a “Quarta-feira de Cinzas”. As paróquias da Diocese de São João del-Rei realizam missas em celebração à data. É neste dia que se dá início ao Tempo Litúrgico da Quaresma. A data é um símbolo do dever da conversão e da mudança de vida, para recordar a passageira fragilidade da vida humana, sujeita à morte.

As cinzas utilizadas neste rito provêm da queima dos ramos abençoados no Domingo de Ramos do ano anterior. A estas cinzas mistura-se água benta. De acordo com a tradição, o celebrante desta cerimônia utiliza essas cinzas úmidas para sinalizar uma cruz na fronte de cada fiel, proferindo a frase “Lembra-te que és pó e que ao pó voltarás” ou a frase “Convertei-vos e crede no Evangelho”.

Na Quarta-feira de Cinzas a Igreja Católica aconselha os fiéis a fazerem jejum e a não comerem carne. Esta tradição já existe há muitos anos e tem como propósito fazer com que os fiéis tomem parte do sacrifício de Jesus. Assim como Jesus se sacrificou na cruz, aquele que crê também pode fazer um sacrifício, abstendo-se de uma coisa que gosta, neste caso, a carne.

Confira abaixo a programação das missas em algumas Paróquias da Diocese:

FORANIA NOSSA SENHORA DO PILAR

CATEDRAL BASÍLICA NOSSA SENHORA DO PILAR / SJDR

Missa as 07h, 17h30 e 19h. Sendo a última, acompanhada pela Orquestra Lira Sanjoanense e presidida pelo bispo diocesano, Dom José Eudes Campos do Nascimento.

PARÓQUIA SÃO FRANCISCO DE ASSIS / SJDR

Missa na Matriz às 19h. No Bonfim às 8h30, na Igreja São Gonçalo Garcia as 09h30, na Comunidade Santa Clara e na Comunidade N. Sra. Aparecida, às 19h.

FORANIA SENHOR BOM JESUS DE MATOSINHOS

PARÓQUIA SENHOR BOM JESUS DE MATOSINHOS / SJDR

No Santuário, missas as 8h e 19h com imposição das cinzas. Na Igreja do Menino Jesus de Praga, missa às 10h. Já na Igreja de Santa Teresinha, missa às 19h.

PARÓQUIA SÃO JOÃO BOSCO / SJDR

No Santuário, missa às 19h. No Albergue, missa às 07h. Já na comunidade São Cristóvão às 18h, São Geraldo e Nossa Senhora Aparecida (Apae) as celebrações serão as 19h. E Comunidade Santo Antônio do Bengo às 17h30.

PARÓQUIA IMACULADA CONCEIÇÃO / SJDR

Santa Missa às 07h e 19h com imposição de cinzas

PARÓQUIA SÃO JUDAS TADEU / SJDR

Santa Missa às 19h com imposição de cinzas

PARÓQUIA SANTA RITA DE CÁSSIA / RITÁPOLIS

Santa Missa às 19h com imposição de cinzas

PARÓQUIA SEBASTIÃO / SANTA CRUZ DE MINAS

Na Igreja Sagrado Coração de Jesus, às 06h45, abertura da Campanha da Fraternidade. Às 07h, missa e imposição das cinzas. Na matriz, às 18h, Via-Sacra, seguida de abertura da CF e missa.

FORANIA NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO

PARÓQUIA NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO / PRADOS

Missa as 18h na igreja Santo Antônio e as 19h30 na Matriz.

PARÓQUIA NOSSA SENHORA DA PENHA DE FRANÇA / RESENDE COSTA

PARÓQUIA SANTO ANTONIO / LAGOA DOURADA

PARÓQUIA SANT’ANA / BARROSO

PARÓQUIA SANTO ANTÔNIO / TIRADENTES

Missa às 19h, na Matriz de Santo Antônio e também às 19h, na Capela de Nossa Senhora da Penha, no Bichinho.

FORANIA NOSSA SENHORA DO PORTO DA ETERNA SALVAÇÃO

PARÓQUIA NOSSA SENHORA DO PORTO DA ETERNA SALVAÇÃO / ANDRELÂNDIA

PARÓQUIA SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS / MINDURI

PARÓQUIA NOSSA SENHORA MÃE DE DEUS / MADRE DE DEUS DE MINAS

FORANIA NOSSA SENHORA DE NAZARÉ

PARÓQUIA NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO / CONCEIÇÃO DA BARRA DE MINAS

Missa as 18h30 na Matriz.

PARÓQUIA SANTO ANTÔNIO / ITUTINGA

FORANIA SANT’ANA

PARÓQUIA SANT’ANA

Missa as 07h30, 18h e 20h, na Matriz.

PARÓQUIA NOSSA SENHORA APARECIDA / LAVRAS

Missa as 19h, na Matriz.

PARÓQUIA NOSSA SENHORA DE FÁTIMA / LAVRAS

Missa as 08h na Matriz e 19h na Comunidade Nossa Senhora de Guadalupe.

EM BREVE A ATUALIZAÇÃO DAS DEMAIS PARÓQUIAS