INAPAF realiza encontro de formação em Lavras

A Coordenação Diocesana da Pastoral Familiar em parceria com o Instituto Nacional da Família e da Pastoral Familiar – INAPF realizou no último fim de semana o encontro de formação de agentes para 35 casais, que vão trabalhar como agentes formadores de novos discípulos para atuar na Pastoral Familiar nas paróquias das 6 Foranias da Diocese de São João del-Rei. As atividades foram aplicadas em dois dias e ocorreram no Recanto Sagrado Coração de Jesus, da Paróquia Sant’Ana de Lavras.

O encontro foi conduzido pelo casal coordenador da Regional, Sônia Gonçalves de Almeida Rabelo e Silvio Gonçalves de Almeida, que teve o acompanhamento do administrador diocesano, padre Dirceu de Oliveira Medeiros, e dos padre Geraldo Magela e Marcos Pereira, além do assessor Diocesano da Pastoral Familiar, padre Cristiano Francisco de Assis.

A formação, de acordo INAPAF, será dividida em módulos. Nessa primeira fase foram abordados os seguintes temas: Dignidade da Pessoa; Premissa da Igreja; Estabelecer Proximidade; Requisito para Comunhão; União Conjugal e Sacramento do Matrimônio; Família no Plano de Deus; Estrutura da Pastoral Familiar, Setor Pré-Matrimonial; Setor Pós-Matrimonial e Setor Casos Especiais. E teve ainda momentos de reflexão e oração.

O INAPAF tem a função de planejar, coordenar e executar, em âmbito nacional, a formação de agentes de Pastoral Familiar, de acordo com as orientações da Igreja. Atua fomentando, orientando e acompanhando os núcleos regionais de formação e espiritualidade. De acordo com o assessor Diocesano da Pastoral Familiar, padre Cristiano Assis, o encontro vai ajudar os agentes da Pastoral Familiar a conhecerem os novos materiais que foram publicados, em prol da evangelização das famílias.

“Percebemos uma renovação na ação pastoral depois da exortação apostólica pós-sinodal Amoris laetitia (sobre o “Amor na Família”) do Papa Francisco. É necessário que os casais da Pastoral Familiar estejam atualizados e afinados com essa linguagem e, ao mesmo tempo, preparados para enfrentar as situações complexas que a família brasileira vive atualmente. Queremos que esse encontro formativo amplie o número de multiplicadores devidamente qualificados e certificados pelo INAPAF para o bom cumprimento de nosso mandato missionário: “Ide e evangelizai!” – “Família, evangelizando as famílias”. Que a Sagrada Família de Nazaré seja o modelo de todas as nossas famílias e nos dê força e entusiasmo em nossa missão”, explica o sacerdote.

Para se implantar um Núcleo de Formação e Espiritualidade em um regional ou em uma diocese, são necessários alguns procedimentos básicos que incluem a manifestação de interesse da coordenação regional ou diocesana de Pastoral Familiar, com o apoio do Bispo ou assessor eclesiástico, na implantação do NFE, solicitando o apoio da Assessoria Pedagógica Nacional ou Coordenação regional de Pastoral Familiar, assim como realização dos módulos e encontros para o repasse da metodologia (organização/montagem da equipe).

Os temas desta fase contemplam elementos essenciais para os relacionamentos interpessoais na família e na comunidade, para a educação da afetividade e articulações inter pastorais. Todos esses serviços à família estão baseados nos valores evangélicos.

“A Coordenação Diocesana ficou feliz em realizar esse encontro de formação do INAPF, com a participação dos casais da Pastoral Familiar das seis Foranias que compreende a Diocese de São João Del Rei e, especialmente por estar celebrando o Ano do Laicato, que convida a ter uma atenção maior à vocação dos leigos, na ‘Igreja e na sociedade’ e também por favorecer a realização da prioridade da Ação Pastoral da Diocese que é a formação dos leigos e a família”, destaca padre Cristiano.

Reportagem de Lisa Fávaro / Pascom Sant’Ana