Irmãs Mercedárias da Caridade têm a capela reformada em sede de São João del-Rei

O ano de 2018 é de celebração para a Ordem Mercedária da Caridade, seja pelas comemorações dos 800 anos da Ordem, ou pela reforma da capela dedicada à Nossa senhora das Merces, no interior da sede das irmãs. A obra foi realizada pela Paróquia de São José Operário como forma de reconhecimento do importante trabalho junto as atividades pastorais e sociais no bairro.

A história das Irmãs Mercedárias da Caridade em São João del-Rei começa em 21 de julho de 1948, a pedido da direção do hospital, que vinha sendo construído desde abril de 1942. No início, as irmãs mercedárias, dedicaram-se a ajudar na implantação do Hospital e com a sua inauguração em 05 de novembro de 1949, o trabalho das irmãs foi também junto aos pacientes que lá recorriam para a restituição da saúde.

Realizando o trabalho junto do hospital nasce também o desejo de desenvolver a obra social no bairro Tijuco. Há um pouco mais de 25 anos, a Irmã Gema, deu início aos trabalhos junto aos moradores do bairro. Começou oferecendo aulas de corte e costura para as mulheres e servia sopa às crianças. Também desenvolveram uma creche e trabalho socioassistencial às famílias carentes.

Segundo a Irmã Maria Antônia, além do trabalho social desenvolvido junto às famílias do bairro, a ordem também colabora em outras atividades paroquiais. “Estamos presente no círculo bíblico, no coral paroquial, no Ministério da Comunhão Eucarística, na catequese e sempre presente aos mais necessitados, doando alimentos, oferecendo refeições e visitando as famílias”, conta.

A sede das Irmãs Mercedária da Caridade fica na Rua Dom Delfim Ribeiro Guedes, 01, no bairro Tejuco. Informações pelo (32)3371-1302.

Informações: paroquiadotijuco.com.br

23 anos. Natural de São João del-Rei. Secretário de Comunicação da Diocese de São João del-Rei, trabalhando no DEDICOM (Departamento Diocesano de Comunicação). Cursa Comunicação Social/Jornalismo na Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ).