JMJ 2019 já tem logo e patronos

Ambar Calvo, uma jovem de 20 anos, estudante da Universidade do Panamá, foi a vencedora do concurso para o logo da Jornada Mundial da Juventude (JMJ).

A Jornada Mundial da Juventude 2019 já tem seu logo oficial. A imagem foi apresentada neste domingo (14/05) pelos organizadores da JMJ, que se realizará no país de 22 a 27 de janeiro de 2019 e com ele os Patronos do Acontecimento.

Na imagem, estão representados o istmo do país, o Canal do Panamá, a Cruz Peregrina e a imagem de Nossa Senhora com um coroa de cinco pontos, indicando os cinco continentes. As figuras aparecem formando um coração.

A criação é de uma jovem de 20 anos, que participou de várias Jornadas desde muito pequena: Ambar Calvo é uma estudante de arquitetura na Universidade do Panamá.

Ela explica que o Canal simboliza o caminho do peregrino que descobre em Maria o meio para se encontrar com Jesus; a silhueta do Istmo panamenho representa o local de acolhida; e os pontos na coroa de Maria os peregrinos de cada continente.

Seleção

O logo foi escolhido entre 103 propostas que foram avaliadas por um júri integrado por especialistas em desenho gráfico, marketing e outras profissões do ramo, que selecionaram as melhores três ideias. Mas a escolha definitiva ficou a cargo do Comitê Executivo da JMJ, com o Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida.

Pequeno país, grande coração

O Arcebispo de Cidade do Panamá, Dom José Domingo Ulloa Mendieta, declarou-se emocionado com o talento da juventude panamenha, porque este desenho “conseguiu captar a mensagem que desejamos enviar aos jovens do mundo, a pequenez do nosso país, mas a grandeza do nosso coração, aberto a todos sem exclusão”.

“Os jovens são a reserva moral e humana de nossas sociedades e da própria Igreja, eles são capazes de transformá-las por inteiro, positivamente, se formos capazes de ensinar-lhes a amar como Jesus fez conosco”, destacou ainda o Arcebispo panamenho.

Saiba mais sobre a JMJ Panamá!

Patronos da JMJ 2019

Entre os santos patronos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) foram escolhidos São João Bosco e a Bem-aventurada María Romero Meneses, Filha de Maria Auxiliadora (FMA). O anúncio foi feito domingo, 14, durante a Eucaristia presidida por Dom José Domingo Ulloa, Arcebispo da Cidade do Panamá. Na ocasião, foi lançado o logo oficial da JMJ do Panamá e com ele os Patronos do Acontecimento.

Segundo o bispo “o Santo mais amado, mais querido e com a maior devoção no Panamá é São João Bosco”. O dia da sua Festa, 31 de janeiro, é festa nacional no Panamá. Há alguns dias, a Basílica de Dom Bosco conserva em seu interior, em capela especial e bem visível, uma Urna contendo uma Relíquia ‘Insisgne’ do Santo dos Jovens.

Entre os santos Patronos do maior encontro mundial da juventude estão também São João Paulo II, são Juan Diego Cuauhtlatoatzin, são Martinho de Porres, Santa Rosa de Lima, o Bem-aventurado mártir Arcebispo Oscar Arnulfo Romero e são José Sánchez del Río.

Fonte: Rádio Vaticano

Informações: Padre Roberto Modesto Carneiro

COMPARTILHAR
Departamento de comunicação