Jovens da diocese participam de mais um curso de Emaús

O movimento de Emaús atua há mais de 40 anos na Diocese de São João del-Rei. Trabalha na formação de jovens para que, após passar pela casa de Emaús, possam voltar as suas comunidades paroquiais e atuarem no serviço pastoral e comunitário, colaborando na construção da Igreja de Cristo.

Nos dias 14 a 17 de abril, o Secretariado Diocesano de Emaús promoveu mais um curso masculino. Nestes dias de encontro, 32 jovens das cidades de São João del-Rei, Santa Cruz de Minas, Prados, Lagoa Dourada, Resende Costa, Dores de Campos e Barroso se reuniram na casa de pastoral São Tiago e participaram do 122º Emaús Masculino.

O curso tem duas vertentes, trabalhar os valores cristão e humanos da atual juventude, atendendo um pedido da Igreja desde a década de 1960, inserir a juventude no seio da Igreja. E desde a sua criação o Instituto das Escolas Missionárias de Emaús realizam esses serviços nas dioceses que estão inseridos.

Junto dos jovens esteve o sacerdote salesiano Pe. Ádano Pinheiro, que pode orientar e os ajudar nessa caminhada de busca de um conhecimento maior da Igreja e do Cristo Ressuscitado.

10

Para Michael Chiericatto, de Barroso, o curso teve muita importância, pois ampliou o seu conhecimento sobre si e sobre Cristo. “Serviu para mim como um reencontro com a minha fé, um reencontro com Jesus Cristo Ressuscitado e com Deus. ” E completou: “assim como os discípulos de EMAÚS meus olhos estavam fechados para Cristo, deixando com que os problemas da vida me cegassem e não deixando ver que ele é a solução para qualquer problema. ”

Para Victor Rocha, o Emaús foi uma experiência de vida incrível que o fez reconhecer o amor e a compaixão de Deus por todos nós, “A chama que o Espírito Santo ascendeu em meu coração me fez amadurecer e crescer na fé, tendo como propósito continuar seguindo os passos do nosso Senhor. Hoje, me tornei um discípulo de Emaús e quero seguir o rumo certo para minha vida”, afirmou Rocha.

O encerramento aconteceu na Igreja de Santo Antônio na comunidade do Rio das Mortes, onde toda a comunidade de Emaús esteve presente para acolher os novos membros. O diretor espiritual do movimento, Pe. Vinícius Campos, no fim da celebração agradeceu a todas as pessoas que colaboraram para o bom êxito desse curso, com suas orações, trabalho, serviço e doações. No final, a comunidade ofereceu um café aos presentes.

Ainda neste ano acontecem dois cursos femininos e um masculino. Fiquem atento as datas: 02 a 05 de Junho, 27 a 30 de Outubro e 01 a 04 de Setembro, respectivamente. Para mais informações é só entrar no site do movimento www.emaus.org.br/sao-joaodelrei.

Fotografias e texto: Willian Carvalho