Jovens promovem eventos na diocese em celebração ao Dia das Missões

Outubro é o Mês das Missões, um período de intensificação das iniciativas de animação e cooperação missionária em todo o mundo. O objetivo é sensibilizar, despertar vocações missionárias e realizar a Coleta no Dia Mundial das Missões. Na Diocese de São João del-Rei o Dia das Missões, 23, foi marcado por solidariedade, atenção e conversas sobre ecologia.

Campanha

Em toda a diocese ocorreu a Coleta do Dia Mundial das Missões, realizada em todas as celebrações de missas das 40 paróquias. As ofertas serão integralmente enviadas às Pontifícias Obras Missionárias (POM) que as repassam ao Fundo Universal de Solidariedade para apoiar projetos em todo o mundo.

Celebrações

Para celebrar a data e refletir o tema proposto, “Cuidar da Casa Comum é nossa missão”, integrantes da Infância, Adolescência e Juventude Missionária, da paróquia Senhor Bom Jesus de Matosinhos, promoveram uma evento denominado “Missão na Comunidade”. Nesse ano, as atividades estão sendo direcionadas aos moradores da comunidade Cristo Rei, no bairro Bom Pastor. “A missão chama a atenção para uma Igreja viva no bairro”, descreve Claudio Gonçalves coordenador da comunidade.

O projeto, já realizado pelo grupo há dois anos, tem o objetivo de integrar os jovens com as comunidades da cidade, realizando atividades sociais que elevam a dignidade humana e criam maiores expectativas de vida. “É uma forma de conhecer realidades diferentes e de levar Cristo a elas de alguma maneira, seja pela música, sorriso ou pelas conversas partilhadas”, explica Juliana carvalho, integrante do grupo.

A programação dos jovens teve início com a missa no Postulantado da Cruz de São Damião. Lá eles se uniram aos franciscanos, jogaram bola e realizaram os tradicionais ritos de envio proposto pelas Pontifícias Obras Missionárias (POM). Frei João Ricardo, além de conduzir o momento, refletiu sobre a missão e o chamado de Cristo.

Após o almoço os jovens se dirigiram para a comunidade. De porta em porta, efetivaram o serviço de missão. Um grande aprendizado segundo o postulante Ronaldo Pires. “Foi um momento bom, de colocarmos em prática na comunidade, junto com a Juventude Missionária, tudo aquilo que a gente aprende como franciscano. E é bonito trabalharmos juntos, unindo forças para a construção do Reino”.

Além das visitas a programação contou ainda com uma conversa sobre os cuidados da vida. Frei Fábio Lamour Ferreira que trabalhou no Escritório de Justiça, Paz e Integridade da Criação, da Ordem Franciscana, em Roma, foi o condutor do bate-papo. Eu sua fala, o religioso destacou  a importância do cuidado com a criação de Deus, falando através da Encíclica ‘Laudato si’, do papa Francisco.

O evento teve seu desfecho com a celebração da palavra, rasoura de São João Paulo II e confraternização.

14671087_238180053263986_5105786840561840093_nEm Ijaci

Quem também celebrou a data foram os jovens da cidade de Ijaci. Através da Novena Missionária eles refletiram o tema e partilharam com toda a paróquia dedicada a Nossa Senhora da Conceição. 14724511_238180089930649_7466531953182048566_n“É muito interessante trabalhar essa questão com eles, para conscientizá-los que cuidar do meio ambiente, cuidar do mundo, não é apenas a nossa obrigação, é a nossa missão. Conseguir despertar no jovem esse espírito missionário, é maravilhoso e gratificante”, conclui Karine Assis.