Jovens são ordenados diáconos em São João del-Rei

A Diocese de São João del-Rei ganhou mais quatro diáconos na manhã de sábado, 12. Pela imposição das mãos de Dom Célio Goulart, Elissandro Carvalho, Jorge Fonseca, Plínio Almeida e Samuel Detomi foram ordenados para o primeiro grau do sacramento da Ordem.

Com a Catedral Basílica Nossa Senhora do Pilar repleta e com a presença de diversos padres e familiares, a celebração logo introduziu os participantes a esta festa da ordenação para o ministério do Serviço.

Ao som do órgão e do canto gregoriano, deu-se início à linda celebração, presidida por Dom Célio Goulart. “Esses quatro foram os primeiros que pude acompanhar desde o início.De fato é uma alegria. São nossos sacerdotes da Igreja. Amigos de cristo que estão a serviço da comunidade”, destaca o reitor do Seminário São Tiago, padre Álisson Sacramento.

O rito essencial da ordenação diaconal é a imposição das mãos e a oração realizada pelo Bispo. Esta oração pede a Deus Pai que consagre os ordenandos como diáconos e que envie sobre ele os dons do Espírito Santo para que ele possa exercer com fidelidade o ministério de serviço. “Quando somos ordenados diáconos entramos para o Sacramento da ordem para sempre. Depois, mesmo sendo ordenado presbítero, a graça do diaconato não passa. É a graça de servir como Cristo se serve”, explica o pároco da Catedral, padre Geraldo Magela.

Ao final da celebração, grandes emoções. “Para nós é uma data muito significativa. Estamos recebendo o primeiro grau da ordem. Nos preparamos para isso durante tempos. Essa alegria envolve nosso coração não só por estar com Deus, mas, de celebrar em comunidade”, expressa o recém ordenado Jorge Fonseca.

A ordenação sacerdotal dos quatro jovens está prevista para o fim de 2017.

Fotografias de Ana Carvalho e Ismair Januário / PASCOM

COMPARTILHAR
22 anos. Natural de São João del-Rei. Secretário de Comunicação da Diocese de São João del-Rei, trabalhando no DEDICOM (Departamento Diocesano de Comunicação). Cursa Comunicação Social/Jornalismo na Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ).