Jovens se consagram e usam correntes em devoção a Nossa Senhora

Ver jovens com correntes e cadeados no pescoço, no pulso e até na cintura era uma cena comum na década de 1980, de uma cultura punks. Hoje, ver em jovens cristãos, o assessório ganha um novo significado.

15419742_732773000203067_764919521205911631_oAs correntes – ou cadeias – são usadas hoje por muitos jovens católicos como prova de santidade e entrega total a Maria. São os “escravos de Nossa Senhora”, que se consagram a Mãe de Jesus, com base no Tratado da Verdadeira Devoção à Santíssima Virgem, de São Luís Maria Grignion de Montfort. Na Colônia do Marçal, em São João del-Rei o grupo de consagrados aumentou, na última quinta-feira, 08.

De acordo com o site da Comunidade Canção Nova, cada pessoa é livre para escolher o tamanho e em que parte do corpo deseja usar a cadeia. O Tratado sugere alguns pontos, como nos pés, pescoço ou braços.

Para ser escravo de Nossa Senhora, primeiramente, é preciso ter recebido os sacramentos e estar em dia com as obrigações de fiel católico, como ir regularmente às missas, confessar-se com um sacerdote e cumprir os cinco mandamentos da Igreja.

É preciso também que o fiel leia e conheça o conteúdo do Tratado. O passo seguinte é marcar uma data, de preferência um dia mariano. A preparação para a consagração dura 30 dias e 33, em alguns casos.