Livro “Família fora de moda?” de André Parreira aborda temática sobre paternidade responsável

“Filho custa caro!”, “já passou da moda!”, são muitas as frases que casais como André e Karina Parreira costumam ouvir. Eles têm sete filhos e mostram, através do livro “Família fora de moda?” a necessidade de viver com coragem e generosidade o compromisso que assumiram no altar, no dia do seu casamento: acolher com amor os filhos que Deus lhes confiar, no exercício da autêntica paternidade responsável.

Publicado pela editora Quadrante o livro aborda, segundo o autor, um assunto ousado, pois confronta o atual senso comum sobre abertura aos filhos com a proposta da Igreja. “Os temas são profundos, mas procurei escrever de forma clara, direta e até, em alguns momentos, bem-humorada. Passo pela revisão histórica da luta da mulher por sua dignidade, denúncia dos planos de grandes grupos no objetivo de destruir a família, comentários sobre os documentos da Igreja sobre abertura à vida e contracepção e a situação atual, tanto moral como financeira, para a criação dos filhos. Tudo isto recheado de testemunhos e buscando a visão mais profunda do sentido dos filhos no Sacramento do Matrimônio”, destaca Parreira.

A ideia do livro é fruto de uma atividade pastoral realizada pelo casal, associada com o dia a dia da família. “Concluí ser necessário falar do tema de modo muito franco, mas também muito fiel à Igreja.  Há cerca de três anos comecei este projeto, que demandou muito estudo, oração e reflexão. Espero contribuir com a formação das famílias no cumprimento da vocação ao Matrimônio, como força diante de um mundo consumiste e antinatalista”.

E foi longo o processo. Além da escrita, Parreira teve que apurar casos, se aprofundar no assunto e pedir aprovações. “No caso deste livro, antes da editora, discuti diversos aspectos do conteúdo com padres especialistas em teologia moral, bioética e doutrina.  Também busquei a aprovação (imprimatur) de meu bispo, Dom Célio O Goulart. Após isso, enviei o livro para o conselho editora da Quadrante no início de 2017, que aprovou a publicação e iniciou o trabalho editorial”, explica.

Para os interessados em adquirir, o livro já está no site da Editora Quadrante e em diversas livrarias do Brasil. O exemplar também será vendido em outros países de língua portuguesa onde chegam os livros da editora.

24 anos. Natural de São João del-Rei. Secretário de Comunicação da Diocese de São João del-Rei, trabalhando no DEDICOM (Departamento Diocesano de Comunicação). Cursa Comunicação Social/Jornalismo na Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ).