Mais de 5 mil fiéis participam do dia maior do Jubileu do Senhor Bom Jesus de Matosinhos

Uma tarde de muita fé e oração marcou a última segunda-feira, 14, em São João del-Rei. Quem esteve no Santuário do Senhor Bom Jesus de Matosinhos ou acompanhou de casa pela TV Campos de Minas, teve a oportunidade de fazer suas orações junto com Padre José Bittar, Dom Célio e toda a equipe paroquial. Alvorada, missas, procissão e benção do Santíssimo marcaram o grande dia do Jubileu do Bom Jesus.

d73dc6b173bf8e04a164ac83d4a978ab
As celebrações começaram cedo. Às 06 horas da manhã, uma alvorada foi realizada para homenagear o padroeiro do bairro de Matosinhos, em seguida, teve início a primeira celebração eucarística do dia, presidida pelo vigário do Santuário, Padre Sérgio França. A próxima celebração, também presidida pelo sacerdote, aconteceu às 08 horas, marcando o início do dia da Exaltação da Santa Cruz.6e3626b5234a5488ae862ea23acb9302

No dia consagrado ao Senhor Bom Jesus de Matosinhos, as crianças e adolescentes também puderam homenagear o seu patrono, participando da Santa Missa, que contou com a participação dos Estabelecimentos de Ensino da Comunidade. Presidida pelo pároco do Santuário, Padre José Bittar, a celebração contou com a presença ilustre do palhaço Pinduca e a turma de animação da catequese. Durante o ofertório, foram recolhidos alimentos que serão doados aos menos favorecidos da comunidade, esta ação, serviu de incentivo, para mostrar as crianças, desde cedo, que devemos ajudar uns aos outros.fd7adba453b708f0a6841f7bc05d2f93

Dando continuidade as celebrações do dia maior do Jubile, às 13 horas, mais uma missa aconteceu no Santuário. Presidida pelo Pároco da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, de Ijací, Padre Admilson Heitor de Paiva, a celebração eucarística teve os romeiros e devotos do Bom Jesus como intenção.

12033088_667112260092717_2728874293513859802_n
Já às 15 horas, Dom Célio de Oliveira Goulart, Bispo da Diocese de São João Del-Rei, conduziu a Missa Solene do Jubileu. Contando com a presença do bispo emérito, Dom Waldemar Chaves de Araújo, e de diversos padres da Diocese, a celebração se iniciou com uma homenagem dos movimentos, pastorais e comunidades da Paróquia que, em procissão de entrada, entronizaram com seus símbolos e imagens.

Durante a homilia, Dom Célio destacou a Festa da Exaltação da Santa Cruz, reforçando o verdadeiro significado da festa. “A Festa da Exaltação da Santa Cruz representa Jesus Cristo que se doa em favor da humanidade, através de sua morte”. Segundo ele, “a Cruz recorda o Cristo crucificado, o seu sacrifício, o seu martírio que nos trouxe a salvação. Assim sendo, a Igreja há muito tempo passou a celebrar exaltar e venerar a Cruz, inclusive como símbolo da árvore da vida que se contrapõe à árvore do pecado no paraíso, quando a serpente do paraíso trouxe a morte, a infelicidade a este mundo, incitando os pais a provarem o fruto da árvore proibida”.

56b4e5c3e79f2480910737e16b18862e
Após a celebração festiva, os sacerdotes e paroquianos se dirigiram para o novo espaço de encontro na Paróquia, o Salão Cônego Jacinto, inaugurado durante a festividade. No local, uma pequena confraternização marcou a reabertura do local, além de celebrar o aniversário natalício do bispo, juntamente com o vigário paroquial, Padre Sérgio França.

6d21b1661d29cb452ff69ab798cd198c

Após a missa das 18 horas, os fiéis seguiram em procissão pelas ruas de Matosinhos. A caminhada contou com a participação da banda Sinfônica do Santuário e dos padre Sérgio França e Geraldo Magela. No trajeto, ruas enfeitas, chuvas de papel picado e muitos fogos de artifício. Tudo, saudando o patrono de um dos maiores bairros da cidade.

Na chegada ao Santuário de Matosinhos, padre Geraldo Magela convidou os fiéis a fazer sua oração e agradecer as graças alcançadas. Um foguetório de quase 10 minutos acolheu a imagem do Bom Jesus.

A programação do dia maior se encerrou com benção do Santíssimo Sacramento no interior do Santuário.

Colaboração: Éder Campos / Pascom Matosinhos

Fotografias: Santuário do Bom Jesus de Matosinhos

COMPARTILHAR