Mariana sedia 4º Congresso Estadual da Juventude Missionária

O ardor missionário aqueceu a cidade de Mariana, interior de Minas Gerais, durante o 4º Congresso Estadual da Juventude Missionária, entre os dias 14 e 16 de julho. O evento reuniu padres, religiosos e integrantes da Obra Missionária e teve como objetivo promover a formação continuada dos jovens missionários, bem como avaliar e planejar o caminho trilhado.

Iniciado na sexta-feira, o encontro reuniu representantes de nove Dioceses do estado. Um momento produtivo para a caminhada da Obra. “Vejo que a JM do estado vem em um constante crescimento e que encontros assim se fazem necessários para que possam trocar experiências e se conhecerem pessoalmente, deixando um pouco de lado a amizade virtual”, explica Felipe Diniz, atual coordenador da JM no estado.

Com momentos de formação, espiritualidade e vida de grupo, o evento proporcionou um grande incentivo aos jovens, como destaca Jeniffer Cunha, da cidade de Mariana. “Foi uma experiência muito boa. Pude perceber que dificuldades vêm, mas Deus nos dá forças para lutar, e vencer. Fiquei muito feliz. Saí de lá com a certeza que sou da Juventude Missionária”.

E não foram apenas os jovens que saíram animados. Padre Geraldo Trindade, assessor do Conselho Missionário da Arquidiocese de Mariana, viu o evento como uma forma motivacional para o protagonismo juvenil. “Os jovens devem se identificar como protagonistas e construtores de uma Igreja Missionária em saída. Em Jesus Cristo, o jovem encontra a razão de suas vidas e partilham com as pessoas a certeza da Presença do Senhor”.

Formação

Conduzida pelo pernambucano Jadson Bezerra, da Arquidiocese de Olinda e Recife (PE), o momento de formação trabalhou a experiência missionária e os princípios básicos da Obra Pontifícia. “É importante incentivar a Igreja em saída. Tirar a juventude das quatro paredes, da comodidade e seguir o exemplo de Jesus Cristo, de trazer as pessoas para o centro. Este é o desejo do Papa Francisco”.

Colocando em prática

E não demorou muito para ser colocado em prática todo o ensinamento. No domingo, pela manhã, os congressistas foram enviados em missão pela região. Uma experiência nova, para alguns. “A idéia era proporcionar aos jovens de Minas uma maior vivência missionária. Algo que proporcione mudança interior”, explica Felipe Diniz que já se prepara para a 1ª Experiência Missionária de Minas Gerais. “Será em Santa Maria do Suaçuí, Diocese de Guanhães, região Leste do estado. Além do sonho de proporcionar um momento de espiritualidade para os jovens mineiros, esperamos que haja um maior contato entre os grupos”, destaca.

Texto de Lucas Silveira

Fotografias de Jeniffer Cunha