MAS realiza exposições e shows no fim do ano

O Museu de Arte Sacra (MAS) que contém um acervo rico no que se relaciona à arte e à história de São João del-Rei e região, apresenta uma programação cultural especial para esse fim de ano. O evento, que está em sua 3ª edição, contará com uma extensa programação, para a próxima sexta-feira, 22, que engloba exposições artísticas, recitais e exibições de documentários. De acordo com Alzira Agostini Haddad, gestora sócio-cultural, todos os eventos que o Museu desenvolve têm o foco na valorização das tradições e cultura local. “Todas as nossas atividades estão sempre buscando um perfil pedagógico, com foco no compartilhamento das riquezas culturais e artísticas da cidade. As exposições, cursos e oficinas que são promovidas são também uma forma importante de fomento à visitação e revitalização desse espaço. Visitar o Museu possibilita uma forma de educação patrimonial”, conclui.

Programação
A abertura das atividades culturais terá início na próxima sexta-feira, às 19h30, com o recital do Trio Áurea no Museu de Arte Sacra. O grupo apresentará músicas do período colonial mineiro e barroco europeu. No espaço haverá ainda a abertura das exposições de artes plásticas e fotografia, por meio do projeto MAS Sesi DN 2016/2017. Será também exibido o material gráfico desenvolvido na Gráfica Escola do Museu, que contará com os trabalhos confeccionados pelos alunos do Curso de Arte Gráfica, a quem serão também entregues os certificados de conclusão das aulas. Outro projeto que o público conhecerá, é o relacionado a São João del-Rei com poemas de Guimarães Rosa, realizado com os alunos da Escola Sesi Dom Bosco de São João.

Já celebrando o clima natalino, o cenário será palco da exposição de presépio de terra cota policromada do século XIX e do presépio Monsenhor Paiva. No local será apresentado o novo espaço e mobiliário do MAS, para exposição permanente do acervo da Catedral Basílica de Nossa Senhora do Pilar, na arte da ourivesaria de alfaias religiosas em paramentos e outros objetos. A programação ainda é composta pela exibição de dois curtos documentários. O primeiro tem como temática as Irmandades, Confrarias e Ordens Terceiras de São João, já o outro tem como tema Música Barroca e Colonial no Campo das Vertentes: arte que transpõem séculos, que tem como foco a relevância da história musical na região, seus instrumentos e acervos. As exposições de artes ficarão abertas à visitação até meados de janeiro de 2018.

MAS
O Museu está localizado na Rua Getúlio Vargas, nº 376, no Centro Histórico de São João.

Fonte: Gazeta de São João del-Rei

22 anos. Natural de São João del-Rei. Secretário de Comunicação da Diocese de São João del-Rei, trabalhando no DEDICOM (Departamento Diocesano de Comunicação). Cursa Comunicação Social/Jornalismo na Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ).