Missa e imposição de cinzas marca o início da quaresma na Diocese de São João del-Rei

06A ultima quarta-feira, 10, amanheceu com um ar diferente na região do Campo das Vertentes. Após os dias carnavalescos a Igreja deu início ao Tempo Quaresmal, um convite para a reflexão, oração, sacrifício e penitência.
Na Diocese de São João del-Rei mais de 70 missas foram realizadas nas quatro foranias. Com início pela manhã, as celebrações reuniram milhares de fiéis.

01Na Catedral Basílica de Nossa Senhora do Pilar, a última Missa do dia foi presidida pelo bispo diocesano, Dom Frei Célio de Oliveira Goulart. Em homilia, ele destacou a importância do jejum e a penitência e de como elas devem ser realizadas. “São quarenta dias que nós devemos avaliar a nossa vida e fazer esse tempo de mudança. Este é o tempo favorável. Momento de conversão. Mudar de vida. Não é apenas colocar cinzas na cabeça, é mudar o coração. Mudar nossas falhas, costumes, ausência na família. Sabemos muito bem quais são nossos pecados e devemos ter coragem para mudarmos”.

12733397_768831729917356_910101809604602701_nDom Célio falou ainda sobre a Campanha da Fraternidade – que este ano aborda o tema “Casa Comum, nossa responsabilidade” – e a importância de lutarmos pelos nossos direitos, principalmente o do saneamento básico.

Nas demais Paróquias, as celebrações foram marcadas por Missas, imposição de cinzas e apresentação do tema da Campanha para toda a comunidade. Confira em um breve giro fotográfico:

03
Na Catedral do Pilar, Dom Célio presidiu a terceira missa do dia.
07
Em Matosinhos, as celebrações iniciaram logo pela manhã.
carrancas
Em Carrancas, o cartaz da CF 2016 ganhou destaque no presbitério.
minduri
O mesmo ocorreu em Minduri, na Matriz dedicada ao Sagrado Coração de Jesus.
Santa ana Lavras
Na Paróquia Sant’Ana, em Lavras, paroquianos entronizaram com o cartaz, apresentando, assim, para a comunidade.
santa cruz de minas
Já em Santa Cruz de Minas, a temática proposta pela CNBB ganhou até encenação.
ijaci
Na Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Ijaci, padre Admilson abençoou as cinzas.
Nazareno
O mesmo correu na Matriz Nossa senhora de Nazaré, em Nazareno.
prados
Com igreja repleta, padre Dirceu Medeiros presidiu a Santa Missa em Prados.
san tana barroso
A celebração na Paróquia Sant’Ana, em Barroso, também contou um grande número de fiéis.
São Sebastião Lavras
Assim como em Lavras, na Paróquia São Sebastião.
COMPARTILHAR
22 anos. Natural de São João del-Rei. Secretário de Comunicação da Diocese de São João del-Rei, trabalhando no DEDICOM (Departamento Diocesano de Comunicação). Cursa Comunicação Social/Jornalismo na Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ).