Missa marca encerramento de retiro dos próximos diáconos da Diocese

Terminou nesta segunda-feira, 22, o Retiro Espiritual dos quatro seminaristas da nossa Diocese que se preparam para o diaconato. Na ocasião, uma missa presidida pelo bispo diocesano, Dom Célio Goulart, marcou o momento que contou ainda com a profissão de fé solene e o juramento de fidelidade.

A celebração ocorreu em São João del-Rei, na casa do Postulantado Franciscano da Cruz de São Damião, e contou com a presença de diversos padres, seminaristas e postulantes.

Durante a celebração, Dom Célio destacou sua felicidade por estar presidindo a eucaristia e que aquele momento de suma importância para a vida dos quatro jovens e para toda a diocese. O bispo também explicou o rito da profissão de Fé solene e o juramento. Segundo ele, todas as vezes que alguém assume algum compromisso importante na Igreja deve professar sua fé diante do bispo e da Igreja, sinal de comunhão eclesial e vínculo com a doutrina pregada.

Para o seminarista Elissandro Carvalho, o momento de grande importância para a sua caminhada sacerdotal. “O juramento de fidelidade é um momento de suma importância na vida daqueles que serão ordenados, porque diante do seu bispo diocesano, o candidato promete fidelidade aos ensinamentos da Igreja e, por conseguinte, do seu bispo diocesano, jurando manter total fidelidade à doutrina católica e sua inerências, cumprindo, assim, as exigências do Código de Direito Canônico, no Cânon 833”, explica.

O Retiro

O Retiro teve início na sexta-feira, 19, e contou com a presença de Frei Jaime Ribeiro, do Postulantado da Cruz de São Damião. Na programação, houve momentos de oração, partilha, deserto, reflexão e Missa. Dentre os vários temas, foram trabalhados a questão da liberdade, valores na vocação, medo, celibato e afetividade.

Ordenação

A Ordenação Diaconal dos quatro jovem (Elissandro, Jorge, Plínio e Samuel) acontecerá no sábado, 03 de junho, as 15 horas, na Catedral Basílica de Nossa Senhora do Pilar, em São João del-Rei.

Colaboração: Seminaristas Elissandro José Campos de Carvalho e Samuel Detomi

Fotografias de Ana Rita