Moradores unidos iniciam construção de capela em Ijaci

Os moradores da Vila Aparecida, em Ijaci, estão mobilizados na construção de um novo templo no território paroquial. A capela, a pedido da comunidade, será dedicada a beata Francisca de Paula de Jesus, a famosa Nhá Chica.

Segundo o pároco, padre Admilson Paiva, a iniciativa partiu dos próprios moradores, ao saber da existência de um terreno pertencente a igreja, nas proximidades do bairro. “Estão todos empenhados. Começamos as obras no sábado e contamos com a participação de todos. Quem intende de construção se prontifica, serventes e até mesmo aqueles que colaboram com a alimentação dos trabalhadores. E o melhor, tudo de forma voluntária. Isso é ser Igreja. Todos unidos com um grande objetivo”, explica o sacerdote.

Além da mão de obra, a solidariedade também se faz presente através do material de construção. Mesmo com grandes doações por parte de empresários ois moradores se mobilizam para arrecadações através de eventos e campanhas.

Sobre Nhá Chica

A leiga Francisca Paula de Jesus (1810-1895) nasceu em Santo Antônio do Rio das Mortes, distrito de São João Del Rei. Mudou-se para Baependi aos oito anos, onde viveu de modo concreto e profundo a sua fé. Convivia com pessoas simples e a todos os que a procuravam tinha sempre uma palavra de conforto, um conselho ou uma promessa de oração. Pela prática da caridade e solicitude ficou conhecida como a Mãe dos Pobres.

A comissão em prol de sua beatificação começou em 1989. Em 1991, ela passou a ser considerada serva de Deus, a primeira nomeação do processo de canonização. Em 2012, foi elevada a venerável com reconhecimento pelo Vaticano da cura da doença de coração de uma devota, o que permitiu sua beatificação, em 2013.

COMPARTILHAR
22 anos. Natural de São João del-Rei. Secretário de Comunicação da Diocese de São João del-Rei, trabalhando no DEDICOM (Departamento Diocesano de Comunicação). Cursa Comunicação Social/Jornalismo na Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ).