Nazareno reúne milhares de fiéis em festa religiosa

Nazareno amanheceu em festa na última terça-feira, 08, data em que a igreja celebra a Natividade de Nossa Senhora. Marcando o ápice do Jubileu na cidade, a programação do dia festivo teve início às cinco horas e contou missas, confissões e procissão.

DSC03506
Ao lado do Santuário, se encontrava repleto de fiéis, uma fila para “beijar a imagem”. Devotos, de toda a região, enfrentavam as longas filas para fazer pedidos ou agradecimentos a mãe de Jesus. “Havia realizado uma biópsia e constatado um tumor. Roguei fielmente pela intercessão de Nossa Senhora de Nazaré e no dia da cirurgia constatou-se que não seria mais necessário o procedimento e o tratamento de quimioterapia pode ser dispensado”, contou Maria Leocadia Souza, natural de Nazareno.DSC03518

Assim como Leocardia, muitas pessoas aproveitaram a data para fazer suas orações, como o senhor Antônio, que saiu de Nepomuceno especialmente para a festa. “Agradeço toda vez que venho aqui à graça da cura. Agradeço por ter minha saúde de volta. Venho todos os anos”, explicou. Além das celebrações de missa, os fiéis puderam fazer suas orações aos pés da imagem e se confessar com os vários sacerdotes presentes, inclusive o bispo, Dom Célio de Oliveira Goulart.

DSC03821
Na parte da tarde, uma grande demonstração de fé. Percorrendo as ruas da cidade, milhares de fiéis saíram em procissão, juntamente com o andor de Nossa Senhora, todo adornado com rosas, hortências e palmas. Com as mãos elevadas ao céu, os fiéis acenavam para Nossa Senhora, à medida que seu andor despontava nas escadarias para seguir em procissão pelas ruas da cidade. De mãos erguidas e vozes amabilíssimas, o povo de Deus caminhava e entoava um coro de louvor, como forma de render Graças à nossa querida Mãe do Céu.

DSC04109

Com voz vibrante, Padre Geraldo Magela, Pároco da Catedral do Pilar, em São João del-Rei, acolheu o andor da Virgem de Nazaré. Momento de emoção para todo povo de Deus presente. A imagem foi acolhida com aplausos e saudações.

Logo após a caminhada de oração, um palco foi devidamente estruturado e ornamentado, ao lado da Igreja, para a celebração da Santa Missa Festiva, presidida pelo bispo, Dom Célio, juntamente com o pároco, Padre Rondineli Cristino, e demais padres. Durante a cerimônia, Dom Célio refletiu sobre a grandeza do Sim de Maria e a importância de que todos os cristãos também respondam ao chamado de Deus com um sim convicto e sem reservas.

A programação do dia teve seu desfecho com a missa das 19 horas, com a posse da Mesa Administrativa da Confraria de Nossa Senhora.

O Jubileu em Nazareno se encerra na próxima quinta-feira, 10, com procissão em honra a Santo Antônio.

DSC03980

Colaboração e Fotografias: Pascom Nazareno

COMPARTILHAR