Nossa Senhora é festejada em São João del-Rei

Foto: Lucas Silveira

São João del-Rei esteve florida na última quinta-feira, 24, e o motivo não foi apenas a nova estação do ano. O fato veio da grande demonstração de fé do povo sãojoanense que, devotos da Virgem Maria, se concentraram no centro da cidade para festejar a Mãe de Jesus, com o título de Nossa Senhora das Mercês.

festa_Merces_5

A Festa, que este ano trouxe a temática familiar, abordando-a como forma de amor e missionariedade. Após os nove dias de preparação, o tão aguardado dia chegou, e com uma vasta programação, que se iniciou logo cedo, com a alvorada festiva. Seis celebrações de missa foram presididas na Igreja, localizada no ponto alto da cidade, sendo duas com rituais mais festivos.festa_Merces_12

Após a missa da noite, os fiéis partiram em procissão, pelas ruas do centro histórico da cidade. Momento de fortes emoções para aqueles que nutrem uma grande devoção ao título Mariano, como é o caso de Caio Andrade que, emocionado, carregou em seus ombros o andor, com imagem de São Raimundo Nonato, Santo da Ordem Mercedária. “O ato de carregar andor vem de uma maneira de contribuir para um bom êxito da festa, e participar, corporalmente, de um sacrifício, pois leve (o andor) não é”, explicou o jovem que, desde a infância, participa das festas religiosas da cidade.

festa_Merces_8
Durante o trajeto, muitas orações, súplicas e agradecimentos a Mãe de Deus. Tudo, acompanhadas de muitos flashs fotográficos. Eram muitos os que queriam registrar a imagem de Nossa Senhora, toda adornada com flores brancas.

Padre Geraldo Magela, pároco da Catedral Basílica do Pilar, conduziu a chegada da procissão. Com belas palavras, o sacerdote refletiu a importância do papel de Maria na vida do cristão.

Após receber homenagens das Irmãs Mercedárias, em frente ao Hospital, a imagem da Virgem foi saudada com palmas, fogos e um belíssimo show pirotécnico. Após a procissão, os fieis se dirigiram para o interior da igreja para a benção do Santíssimo Sacramento e o canto do Te Deum Laudamus.

Hoje, 25, encerram-se as festividades com procissão de Nossa Senhora do Bom Parto, benção das crianças e das gestantes.

festa_Merces_6

Em frente a Catedral do Pilar, crianças do Conservatório de Música Padre José Maria Xavier apresentaram um número musical em homenagem a Nossa Senhora. O momento foi de forte emoção.

COMPARTILHAR