Oração, estudo e visitas marcam missão de seminaristas em Minduri

Atendendo o apelo de Jesus de ir sem medo e evangelizar, reforçado pelo pedido do Papa Francisco de que a Igreja esteja em saída para anunciar a Boa Nova do Reino de Deus, seminaristas do Seminário São Tiago, da Diocese de São João del-Rei, realizaram, pela quarta vez, a Semana Missionária. O evento, que ocorreu na Paróquia Sagrado Coração de Jesus, em Minduri, trouxe grande alegria e motivação para a população.

Missas, orações, trabalhos pastorais, estudos e visitas às casas fizeram parte da programação. A intenção, segundo o reitor do seminário de formação, em Juiz de Fora, padre Álisson Sacramento, é engajar os jovens vocacionados nos trabalhos pastorais da igreja. “Diante do apelo que nós temos, percebemos a importância dos seminaristas estarem engajados no trabalho missionário, sobretudo, no contato com o povo, vendo a necessidade e aflições da população”, explica.

Iniciada na sexta-feira, 08, com a missa de envio presidida pelo reitor do Seminário Propedêutico, padre Geraldo Sérgio França, a Semana Missionária foi marcada pelas visitas às casas dos paroquianos, à casa de repouso, encontros com diversos movimentos e pastorais, além da participação nas celebrações.

Houve também uma formação conduzida por Antônio Carlos Santini, abordando a urgência e a necessidade da missão na atualidade. “Para mim tem sido um tempo de graça e formação. A convivência fraterna entre os seminaristas e o contato com o povo são muito valiosos. Além disso, é uma oportunidade para colocarmos nossos dons a serviço. Muitos de nós descobrimos e desenvolvemos dons que não sabíamos que tínhamos”, destaca o seminarista Jordano Paulo.

O desfecho da semana temática se deu na sexta-feira, 15, com a missa de encerramento presidida pelo reitor do Seminário de Filosofia e Teologia São Tiago, Padre Álisson André Sacramento.

Colaboração: Seminarista Jordano Paulo

Fotografias: Pascom Minduri

22 anos. Natural de São João del-Rei. Secretário de Comunicação da Diocese de São João del-Rei, trabalhando no DEDICOM (Departamento Diocesano de Comunicação). Cursa Comunicação Social/Jornalismo na Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ).