Padre Adriano é empossado como pároco em Ritápolis

A Paróquia Santa Rita de Cássia, da pequena cidade de Ritápolis, presenciou um momento histórico na última terça-feira, 20, dia em que a Igreja recorda a memória de São Eleutério. Padre Adriano Tércio Melo de Oliveira, natural de Resende Costa, tomou posse como novo Pároco, recebendo a provisão para administrar e trabalhar pastoralmente na comunidade.

A recepção do sacerdote se deu à tarde, com acolhida dos ritapolitanos e apresentações teatrais. Logo em seguida todos se dirigiram para o santuário dedicado à “Santa dos Impossíveis” para a cerimônia de posse do novo pároco e reitor.

Presidida pelo administrador diocesano, padre Dirceu Medeiros, e concelebrada por diversos padres diocesanos, a missa teve início com a apresentação do sacerdote para toda a comunidade.

Após a leitura da provisão canônica, padre Adriano, diante do Administrador Diocesano, fez a profissão de fé e, ato contínuo, tocando o Santo Evangelho, fez seu juramento de fidelidade. Segundo padre Dirceu, esta nova etapa como reitor de um santuário se resumirá no acolhimento e serviço para com a comunidade. Veja um trecho da homilia:

Ao final da missa, após as homenagens da comunidade, padre Adriano proferiu seu discurso de agradecimento. O sacerdote agradeceu a Dom Célio por confiá-lo esta missão, ao padre Dirceu, ao clero, aos familiares, amigos de Ingaí, onde trabalhou como pároco, ao padre Nélio José, e aos novos paroquianos. O sacerdote finalizou a fala pedindo a proteção da padroeira, Santa Rita de Cássia. “Que com vosso olhar sereno e meigo, do alto do vosso trono, nos livre no perigo, fortaleça nossa fé e nos ensine, mesmo na tribulação, caminhar na santidade e no amor à cristo”, rezou.

A nomeação de padre Adriano para a paróquia de Ritápolis aconteceu no dia 11 de dezembro, após uma circular encaminhada por Dom Célio Goulart. O sacerdote também será nomeado como Chanceler da Cúria, ambos, em substituição ao padre Nélio José dos Santos que será empossado no próximo dia 28 como pároco da nova paróquia, em Lavras, dedicada a São Judas Tadeu.

O NOVO PÁROCO
Natural de Resende Costa, o filho do senhor Geraldo e da dona Ana Regina sentiu, desde cedo, o chamado para a vocação sacerdotal. Caçula de três filhos, Adriano foi coroinha, Ministro Extraordinário da Comunhão Eucarística e sacristão da Igreja Matriz da cidade. Como seminarista, realizou trabalhos pastorais na Paróquia São Judas Tadeu, em São João del-Rei, e na Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, em Lavras.

Ordenou-se em maio de 2015 e assumi como pároco – pela primeira vez – a Paróquia São Sebastião e São João Batista, na cidade de Ingaí, onde atuou desde janeiro de 2016.