Pai adotivo de Jesus é festejado em paróquias da Diocese

Aclamado como patrono do município, Itumirim festejou o santo no último domingo, 19. A programação envolveu grande parte da comunidade e contou com celebrações de missa e almoço festivo.

Em Lavras, a festa se concentrou na comunidade do Lar Augusto Silva, pertencente a Paróquia Nossa Senhora Aparecida. No domingo houve a procissão em honra a São José, saindo da Matriz até o Lar de idosos, onde houve a celebração da Santa Missa Campal. “Foram momentos de muita alegria para a comunidade e principalmente para os idosos daquela instituição”, descreve Diva Valácio.

Em São João del-Rei as comemorações se deram na segunda-feira, 20. Na Paróquia dedicada ao santo, no bairro Tijuco, houve missa na matriz, pela manhã e concentração de fiéis na gruta do anto, localizada na Comunidade Maria Alves Barbosa. A noite houve missa solene, seguida de procissão. Além da Paróquia do Tijuco, os fiéis também puderam festejar o santo na igreja do Rosário, no centro da cidade. Missa e procissão também estiveram na programação.

 

Comemoração no Seminário

Quem também celebrou o santo foram os seminaristas do Seminário São Tiago, em Juiz de Fora. A data marcou a benção e instalação da imagem de São José, no jardim da sede religiosa. A escultura, em pó de mármore, possui um metro.

Nas redes sociais, o reitor do Seminário, padre Álisson Sacramento, republicou a fala do Papa, pedindo a intercessão do santo para com os jovens. “Eu hoje quero pedir a São José que dê a todos nós a capacidade de sonhar, porque quando sonhamos coisas grandes, coisas bonitas, nos aproximamos do sonho de Deus, das coisas que Deus sonha para nós. Que aos jovens dê, porque ele era jovem, a capacidade de sonhar, de arriscar e assumir as tarefas difíceis que viram nos sonhos. E dê a todos nós a fidelidade que geralmente cresce num comportamento justo, e ele era justo, cresce no silêncio, poucas palavras, e cresce na ternura que é capaz de proteger as próprias fraquezas e as dos outros”, destaca Francisco.

 

Paróquia de Itumirim festejou padroeiro no último domingo, 19.
COMPARTILHAR
22 anos. Natural de São João del-Rei. Secretário de Comunicação da Diocese de São João del-Rei, trabalhando no DEDICOM (Departamento Diocesano de Comunicação). Cursa Comunicação Social/Jornalismo na Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ).