Paróquia abre inscrições para o II Celebrar Cantando com Irmã Custódia

Já estão abertas na Secretaria da Paróquia São João Bosco, em São João del-Rei as inscrições para o II Celebrar Cantando, evento de formação e litúrgica e canto pastoral assessorado por Irmã Custódia Cardoso, maestra do coral Palestrina de Apucarana, juntamente com Luciana Rodrigues Lemes.

Direcionado para equipes de Liturgia Paroquial, o evento tem como o objetivo de despertar um olhar especial para os leigos que atuam nesta área pastoral.

Segundo o Catecismo da Igreja Católica, o “canto e a música desempenham função de sinais de maneira significativa por ‘estarem intimamente ligados à ação litúrgica’. Seja pela beleza expressiva da oração, pela participação unanime da assembleia nos momentos previstos e do caráter solene da celebração”.

Ir. Custódia Cardoso é da Congregação das Irmãzinhas da Imaculada Conceição, fundada pela primeira santa brasileira, Santa Paulina. Na área litúrgica sua atuação destaca-se pela fundação do Coral Palestrina, que tem 16 discos gravados, e o Coral Pequenos Cantores de Apucarana, No Estado de São Paulo. Destacou-se ainda pelo seu trabalho de liturgia pelo rádio e pela TV Tibagi, com “O 11 Vai à Missa”. Ela é estudiosa de Liturgia e Canto Pastoral, sendo um dos nomes mais respeitados dessa área no Brasil. Atualmente reside em Aparecida do Norte, onde atua junto aos corais do Santuário Nacional.

Já Luciana Rodrigues Lemes é organista e organeira, formada em música pela Faculdade Santa Cecilia de Pindamonhangaba, interior de São Paulo. Iniciou seus estudos em restauração de órgãos no estado da Pensilvânia, Estados Unidos. Como organista e cantora, atuou no Santuário de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, SP e atualmente trabalha na Catedral de Nossa Senhora da Piedade de Lorena, SP, como coordenadora e assessora de música litúrgica da Diocese do Município.

O evento acontecerá no Comunitário Dom Bosco, no sábado, 28, de 13h30 às 18h. E no domingo, 29, de 08h Às 17h. O prazo para se inscrever termina na sexta-feira, 20. Informações e inscrições pelo (32) 3371 7700.

22 anos. Natural de São João del-Rei. Secretário de Comunicação da Diocese de São João del-Rei, trabalhando no DEDICOM (Departamento Diocesano de Comunicação). Cursa Comunicação Social/Jornalismo na Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ).