Paróquia de Nazareno acolhe 9ª Romaria Diocesana do Terço dos Homens

Homens de toda a região se reuniram na tarde de domingo, 22, em Nazareno, para a 9ª Caminhada Diocesana do Terço dos Homens. O evento, que reuniu milhares de pessoas, contou com recitação do terço, missa e benção. Além do grupo masculino, o evento também contou com a participação do Terço das Mulheres.

A missão do Terço dos Homens é resgatar para o seio da Igreja de Cristo homens de todas as idades, pois a presença masculina na Igreja é imprescindível para a formação da família e de uma sociedade cristã. O Terço dos Homens é um exemplo de fé e devoção.

Segundo o pároco, padre Rondineli Cristino, uma grande equipe foi formada para organizar toda a estrutura de acolhida do evento. “Nossa Paroquia e Santuário diocesano de Nossa Senhora de Nazaré se preparou da melhor forma possível para acolher bem os homens do terço da nossa diocese. Angariamos recursos para que todos pudessem ser muito bem acolhidos e fazerem uma bonita experiência de Deus, vivendo esse momento forte de oração junto com Maria a Virgem de Nazaré que nos conduz ao seu filho Jesus”, explica.

Durante a caminhada, não se ouvia banda de música, como as tradicionais procissões da cidade, mas sim a oração fervorosa de quem se agarra às contas do terço e medida a vida de Cristo.

Os mistérios gloriosos foram contemplados e rezados. As músicas marianas, em especial o hino do terço, foi entoado. O diretor espiritual do Terço dos Homens na diocese, padre Victor Bertolino, acompanhou a procissão que teve seu desfecho na quadra poliesportiva do Bairro do Rosário.

Dom Waldemar Araújo, bispo emérito, presidiu solenemente a Santa Missa que contou com a participação de todos os visitantes que fizeram a caminhada com Maria. Ao final, houve um breve relato sobre o início da devoção a Nossa Senhora de Nazaré na cidade e, também, a história daquele que foi um dos maiores instrumentos de difusão da fé na Virgem nessas terras: Cônego Heitor Augusto.

Além da movimentação de fé o evento teve espaço para a solidariedade. Para os participantes, uma campanha de alimentos não perecíveis foi realizada em prol dos trabalhos do Lar do Idoso Rosinha de Palula e Apae da região.

Para 2019, na 10ª Romaria, o Santuário do Bom Jesus do Matosinhos, em São João del-Rei, já foi escolhido como sede.

Um convite

Além de fazer os agradecimentos pela mobilização dos integrantes do movimento, nesta segunda-feira, 30, o administrador diocesano, padre Dirceu Medeiros, gravou um comunicado e aproveitou para fazer um convite à todos os integrantes do Terço dos Homens e Mulheres da diocese. veja: