Paróquia de Nossa Senhora da Piedade (Piedade do Rio Grande)

Forania de Andrelândia

Padroeiro: Nossa Senhora da Piedade

Dia maior: 15 de Setembro

Pároco: Pe. Jorge Wilson Fonseca

piedade_rio_grandeBreve Histórico

A primeira capela para devoção de Nossa Senhora da Piedade, em Piedade do Rio Grande, foi fundada em 1748. A construção, ainda existente, foi edificada em terra batida, em estilo barroco. Era filiada à Freguesia de Madre de Deus do Rio Grande, até 1892, quando foi criada a paróquia de Nossa Senhora da Piedade e a capela foi elevada a Matriz (a Antiga).

A paróquia já pertenceu à diocese de Mariana (até 1943), depois à Diocese de Juiz de Fora e por fim, à diocese de São João del-Rei, desde a criação da mesma (1960). Por ela, já passaram 35 párocos. Atualmente, são contabilizadas 13 comunidades, 8 rurais e 7 urbanas.

Para o pe. José Paulo, atual pároco (desde 1986) a principal marca da paróquia é a religiosidade popular; a inculturação religiosa – expressa, principalmente na Festa da Congada e Moçambique, realizada, anualmente, na última semana do mês de maio – ; e o número de vocações. “São muitos padres, religiosos e religiosas que saem daqui. Trabalham na diocese e há alguns até no exterior”, conta o padre.

Por ocasião, dos 50 anos da Nova Igreja Matriz, inaugurada em agosto de 1958, recentemente, o pe. José Paulo Guimarães Menezes, pároco da paróquia Nossa Senhora da Piedade desde 1986, fez um pedido oficial, requerendo ao bispo diocesano Dom Waldemar Chaves de Araújo a elevação da Igreja à Santuário.

Praça Pio XII, 98

CEP.: 36227-000   Piedade do Rio Grande/MG