Paróquia de Nossa Senhora Mãe de Deus (Madre de Deus de Minas)

Forania: Andrelândia 

Padroeira: Nossa Senhora Mãe de Deus

Dia maior: 01 de janeiro

Pároco: Pe. Márcio César Ferreira

200214_-_Matriz_Madre_Deus

Breve Histórico

Madre de Deus foi fundada em 1737 por Júlia Maria da Caridade, uma das três Ilhoas, de ascendência espanhola, vinda da Ilha Fayal, arquipélago de Açores, possessão portuguesa, com nome de Capela de Nossa Senhora da Madre de Deus do Rio Grande, na época, pertencente a Freguesia de Nossa Senhora da Conceição de Carrancas.

Foi elevada a categoria de Freguesia pela Lei Provincial n° 1.032 de 06 de julho 1859 e instalada como paróquia, na época, Freguesia, em 1861, conforme consta no termo de abertura do 1° Livro de Batizados e no 1° Livro de Casamentos, aos 18 dias de agosto de 1861, tendo como primeiro e único vigário colado, o Revmo. Pe. João Bernardes de Souza.

A paróquia é composta pelas igrejas: Matriz Nossa Senhora Mãe de Deus e Igreja de Nossa Senhora do Rosário em Madre de Deus de Minas.  Nas comunidades com a Capela de Nossa Senhora do Carmo na Brasilinha, a Capela de Nossa Senhora Aparecida e Santo Antônio na Lage, a Capela de Nossa Senhora Auxiliadora e São Francisco de Assis no Retiro e a Capela de São José e Nossa Senhora das Mercês no Zé Dias.

Praça Pe. Pedro Onclim, 49 Centro
CEP: 37.305-000 – Madre de Deus de Minas – MG
Tel./Fax: (32) 3338-1162

[email protected]