Paróquia de Prados realiza primeira missa em italiano na região

O italiano vem ganhando cada vez mais espaço no cotidiano dos brasileiros. Seja no trabalho, nos colégios e no lazer, a língua tem seu destaque, chegando até mesmo, na parte religiosa. 13620910_1142367742488333_7334745507565990446_nNa tarde do último sábado, 02, uma missa no idioma foi celebrada na Igreja de Nossa Senhora do Rosário, em Prados. A novidade atraiu olhares e deixou a igreja repleta de fiéis.
A relação da Paróquia de Prados com a língua estrangeira já é de tempos, quando iniciou um curso de Introdução a língua italiana, através do coral gregoriano Infanto – Juvenil “Lauda Sion”. Como forma de encerramento do curso, que reúne cerca de 30 pessoas, foi realizada e organizada a missa no idioma. “A liturgia é a mesma, o rito romano é o mesmo, a eucaristia é a mesma. É a essa mesma fé que se expressa nos vários idiomas, varias línguas, a vários povos e nações”, explica padre Dirceu Medeiros, pároco de Prados e um dos idealizadores da celebração.

13614991_1142367435821697_4584599145057181832_nPara o sacerdote, que é apaixonado por línguas estrangeiras, essa inovação é uma forma de missão da igreja cristã. “Uma das missões da Igreja é promover a cultura, educação, ensino. A Igreja sempre foi amante das artes, das línguas, do conhecimento.
Sempre teve paixão por essa causa. Sem dúvida, é levar as pessoas a aprofundarem seu conhecimento, além de mostrar a universalidade da nossa fé cristã”, destaca padre Dirceu, que acrescenta: “Quando a gente mergulha em uma nova língua, descobrimos um novo horizonte, nova perspectivas. Descobrimos a história de um povo, de uma nação”.

A celebração foi presidida por padre Álisson sacramento, reitor do seminário São Tiago. Após presidir o ato litúrgico o sacerdote, que morou e estudou em Roma, não hesitou em publicar sua satisfação nas redes sociais. Os dizeres, claro, não podiam ser em outro idioma.

frase padre

Em suas palavras, o padre pedia perseverança para os frequentadores do curso de italiano e agradecia a Deus pela sua participação.

COMPARTILHAR
22 anos. Natural de São João del-Rei. Secretário de Comunicação da Diocese de São João del-Rei, trabalhando no DEDICOM (Departamento Diocesano de Comunicação). Cursa Comunicação Social/Jornalismo na Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ).