Paróquia de São Gonçalo do Amarante (Ibituruna)

Forania de Lavras

Padroeiro: São Gonçalo do Amarante

Dia Maior: 30 de janeiro

Pároco: Pe. Admilson Heitor de Paiva

sao_goncalo_amarante_ibituruna

Breve histórico

Ibituruna – o nome aparece desde a bandeira de Fernão dias Pais,  que ,depois de transpor o Rio  Grande,”estabeleceu o primeiro arraial na Ibituruna (Serra Negra),o mais antigo lar da Pátria Mineira” .

A Capela de São Gonçalo do Ibituruna, na freguesia de São João del – Rei, foi criada por provisão de 27 de novembro de 1769,é o que ensinou Cônego Trindade (Inst. de Igrejas do Bispado de Mariana.

Surgiu como freguesia em 1865,quando a lei de nº 1.247.de 17 de novembro, transferiu a sede de N. Srª de Nazaré para a capela de São Gonçalo do Ibituruna. Pouco depois, voltou a sede da freguesia para o arraial de N. Srª de Nazaré.

Novamente foi criada a freguesia em 30/10/1875, com o título de São Gonçalo da Ibituruna; foi instituída canonicamente a 18 de agosto de 1877, tendo o Pe . João Ferreira Godinho como primeiro vigário.

A lei nº 843, de 7 de setembro de 1923, mudou a denominação do então distrito do município de Bom Sucesso, de São Gonçalo da Ibituruna para Ibituruna.  A lei nº 2.764, de 30 de dezembro de 1962, criou o município de Ibituruna, desmembrado do de Bom Sucesso.

Fica na zona dos Campos das Vertentes, localizado entre os municípios de Bom Sucesso, Nazareno, Itutinga, Itumirim e Ijací.

Endereço: Praça Fernão Dias, 144, Centro.

CEP: 37223-000

Ibituruna – MG