Paróquia de São José (Itumirim)

Forania de Lavras

Padroeiro: São José

Dia Maior: 18 de março

Pároco: Pe. Victor Bertulino da Silva

matriz_So_Jos_Itumirim

Histórico

Itumirim ainda chamava-se Coruja quando a pequena capela de São José do Capivari foi construída na cidade, em 1891. E já tinha mudado de nome quando Dom Inocêncio Engelke, bispo de Campanha, em visita Pastoral ao local, pediu que fosse construída uma igreja maior, inaugurada em maio de 1931. Quase quatro anos mais tarde, em 15 de janeiro de 1935, nascia a Paróquia São José, então desmembrada da Paróquia de Sant´Ana de Lavras.

Atualmente, a paróquia é formada por cinco comunidades, atendidas pela Igreja Matriz e mais oito capelas. No total, 13 pastorais e movimentos estão em atividade. A paróquia ainda conta com o Pavilhão da Sagrada Família, onde acontecem encontros e eventos maiores, idealizado pelo pe. Bolívar Vieira de Resende Queiroz, pároco desde 1997. Pe. Bolívar também é responsável pelas festas da Amizade e da Primavera, que acontecem, respectivamente nos meses de julho e de setembro.

Praça Chicre Záquia, 39    Centro

CEP.: 37210-000    Itumirim/MG