Paróquia de São Sebastião (Lavras)

Forania de Lavras

Padroeiro: São Sebastião

Dia Maior: 20 de janeiro

Pároco: Pe. Antão Roberto de Melo

sao_sebastiao_lavras

Breve histórico

Na década de 1970, um mutirão comunitário iniciava a construção da Igreja Matriz de São Sebastião, no município de Lavras. A obra foi concluída em 1980 e, alguns anos depois, em cinco de janeiro de 1984, pelo Decreto Episcopal do então bispo diocesano, Dom Antônio Carlos de Mesquita, era criada a terceira paróquia lavrense, a de São Sebastião.

Assumiu como primeiro pároco o pe. Fábio Rômulo Reis, sucedido pelo pe. Neidir Antônio N. do Vale, em seguida pelo pe. Claudir Possa Trindade. Atualmente, a Paróquia tem como pároco o pe. Luiz Eustáquio, empossado em 2002. “O pe. Luizinho [como é carinhosamente chamado] desenvolve um frutuoso trabalho de renovação das estruturas paroquiais”, afirma pe. Antão Roberto de Melo, atual vigário paroquial.

Além da igreja matriz, compõem a paróquia São Sebastião a igreja de Nossa Senhora Rainha da Paz e mais cinco capelas. Atualmente, são 18 comunidades, sendo 13 urbanas e cinco rurais. Vinte e uma organizações pastorais, movimentos e associações contribuem no trabalho de evangelização. Para o pe. Antão, o acolhimento, a alegria, o entusiasmo e a disponibilidade das pessoas constituem o grande diferencial da paróquia. “Quem vem aqui, não quer ir embora mais. Talvez seja a flechinha de São Sebastião”, brinca.

Rua Comandante Tavares, 54, Artur Bernardes

CEP.: 37200-000  Lavras/MG

E-mail:  [email protected]

www.saosebastiaolavras.com.br

Tel./Fax.: (35) 3821-5894