Paróquia de São Vicente Ferrer (São Vicente de Minas)

Forania: Andrelândia

Padroeiro: São Vicente Férrer

Dia maior: 02 de maio

Pároco: Pe. José Roberto Vale Silva

sao_vicente_minas

História

São Vicente de Minas surgiu a partir das bandeiras de prospecção e exploração no início do século XIII. Naquela  época havia as Paragens que serviam de suporte aos mercadores que usavam as trilhas  – corredores ou estradas  cercadas por valos – para pernoitarem, alimentar os animais, “trocar mercadorias”, etc. Com o tempo, aquelas  paragens foram crescendo e tornaram-se Aplicações, Distritos, Vilas e Cidades. Segundo tradicão oral, um transeunte teria deixado ,na   principal fonte  de água que abastecia o lugarejo , uma imagem do Santo de sua devoção: o valenciano São Vicente Férrer. Daí,  surgiu a origem  do nome da paróquia e também da cidade; conclui-se que pelas trilhas circulavam além das mercadorias, a fé e a devoção dos bandeirantes.

Pelas fontes escritas, o fundador de São Vicente foi o senhor Francisco Rodrigues Carneiro, no ano de 1750. A origem da vida sacramental dos moradores, data do ano de 1800, quando foi inaugurada a Ermida cujo primeiro vigário foi o Pe. Joaquim Rodrigues de Souza, natural de Santana do Garambéu ( confira “A  história de São Vicente de Minas” de Antônio Alves Lima). Em 1856, foi publicada a Instituição da Freguezia – Paróquia  –   de São Vicente Férrer desmembrada da Freguezia Nossa Senhora do Bom Sucesso de Serranos ( Lei Provincial 762 de 02 de maio de 1856). A instalação e Posse do primeiro Pároco, Pe. Antônio Ferreira Arantes, foi registrada em 03 de agosto.

A Capela do Divino Espírito Santo foi anexada à Paróquia em 19 de dezembro  de 1864, deixando de pertencer  a Carrancas. Pe. Tertuliano dos Reis Meirelles adquiriu, por compra de Francisco José dos Santos, a primeira Casa Paroquial no Largo da Matriz. Destacamos o funcionamento do Colégio Mineiro, cujo fundador foi o Revmo. Pe. Flávio Ribeiro de Almeida, Diretor-proprietário do Ginásio e Pároco. Eis os padres educadores :

Antônio Fernandes de Oliveira,
Herculano José da Assumpção,
Marciano C.R. Brandão,
Antônio José V. da Costa,
Joaquim Inácio Viana,
Antônio Corrêa Lima e Lúcio dos Passos  Pereira.

Funcionou durante treze anos – de 1862 a 1873, tendo sido um marco na formação humana e espiritual do povo vicenciano como também de outros alunos que se matricularam no Colégio devido à fama e qualidade de ensino. A fundação da Conferência de São Vicente de Paulo data de nove de outubro de 1921.  Quando era Pároco o  Revmo. José Ferreira  Leite ,foi celebrada a Semana Eucarística, momento ímpar de fé na Celebração do Ano Jubilar do décimo nono centenário da Sagrada Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo. “ Uma chuva de bêncãos desceu dos céus a partir do dia 16 de outubro de 1933”, quando aqui chegou Pe. Ramon Ortiz, vindo de Cruzeiro – S.P.

Pe. Francisco Leopoldino Ribeiro tomou posse aos 14 dias do mês de março de 1937, tendo permanecido pároco até a sua morte, aos treze de novembro de 1983. Além da eficiente administração dos bens da Paróquia – Casa Paroquial, Matriz e Capelas, Cemitério, etc. – deixou uma marca indelével na vida religiosa de São Vicente; destacamos , dentre outros : os tradicionais Retiros Espirituais anuais, as marcantes e evangelizadoras Semanas Santas, Santas Missões Redentoristas e visitas também missionárias das Imagens de Nossa Senhora de Fátima e  de Nossa Senhora Aparecida. “Pe. Chico” ainda benzeu o Hospital São Vicente de Paulo – 08/04/1961- ocasião em que o Dr. Roseny Silva entregou a administração do mesmo às irmãs “Filhas de Santana” através da Sóror Ana Pascoalina Bimbone. Às irmãs ,nossa gratidão pelo serviço prestado à saúde corporal como também  ao trabalho catequético e espiritual na Paróquia.

Pe. Luiz Eustáquio do Nascimento, paroquiou de 30 de novembro de1983 a dois de fevereiro de 1990. Organizou , entre outros empreendimentos, o dízimo paroquial, a CEBs , a Festa do Rosário e a demolição  da antiga e construção da atual Casa Paroquial cuja bênção ocorreu no dia da Ordenação do Pe. José Paulo G. Menezes, no dia 21 de dezembro de 1985 por D.Antônio Carlos Mesquita.

Pe. Pedro Jesus Wiermann chegou a 02 de fevereiro de 1990, dando continuidade à Evangelização através da CEBs, distinguiu-se no ministério da Visitação e deu início ao Salão Paroquial, ainda por ser concluído.

Pe. Ilton de Paula Resende atuou como Pároco a partir de 22 de abril de 2001 ,em sua curta estada na Paróquia , marcou presença pela simplicidade de vida e empatia junto à população.

O atual Pároco , Pe. José Roberto  Vale Silva , natural de Prados, tomou posse dia 24 de dezembro de 2004, além de procurar conservar a boa Tradição da religiosidade do povo, vem zelando, assiduamente pelos bens temporais da Paróquia cujo maior expoente tem sido o embelezamento da Matriz ,tanto externamente quanto internamente. Nos vários segmentos e serviços, tem se mostrado um pároco muito zeloso.

Endereço: Pça. Cel. José Eugênio, nº 16. CEP: 37370-000.

São Vicente de Minas

Telefone: 35 – 3323-1395

Colaboração: Pe. José Paulo Guimarães Menezes – 02 de junho de 2011.