Paróquia Sant’Ana realiza XXVII Assembleia Pastoral em Lavras

Com o objetivo de avaliar a caminhada pastoral e dar novos passos para o novo ano que se aproxima, a Paróquia Sant’Ana, da cidade de Lavras, realizou nos dias 26 e 27 de Outubro, a XXVII Assembleia Pastoral. O evento aconteceu no Recanto Coração de Jesus, no bairro da Água Limpa e contou com a presença de padres dehonianos, religiosas e mais de 70 líderes de comunidades, pastorais, movimentos, serviço de evangelização e representantes da Fundação Padre Dehon.

Com o tema “O Senhor nos escolheu para sermos santos e íntegros diante Dele, no amor”, a Assembleia foi um momento de grande importante para a comunidade paroquial. “Na assembleia tivemos a oportunidade de avaliar o Ano Nacional do Laicato e as diversas atividades pastorais, que realizamos durante o ano; no qual contribuiu para o nosso crescimento na fé, na vocação e na missão”, avalia o pároco, padre Cristiano Francisco de Assis.

No dia 26, sexta-feira, padre Anderson Ribeiro de Paula, diretor do Seminário Dehonista, apresentou a Exortação Apostólica do Papa Francisco, “Gaudete et Exsultate”, que convida o cristão a viver uma vida de santidade na família, na comunidade e na sociedade. Também na assembleia foi refletido sobre o objetivo pastoral de 2016 a 2019, que inspira a viver e a realizar a ação evangelizadora: “Evangelizar, a partir de Jesus Cristo, na força do Espírito Santo, na Paróquia Sant’Ana, sendo uma Igreja discípula, missionária, profética e misericordiosa, alimentada pela Palavra de Deus e pela Eucaristia, à luz da evangélica opção preferencial pelos pobres, para que todos tenham vida, rumo ao Reino definitivo”.

Entre preces e orações na Adoração ao Santíssimo Sacramento, os participantes pediram a ação do Espírito Santo sobre os trabalhos em grupos e votação das setes prioridades do Plano Pastoral: Missão, SAV, Catequese, Dízimo, Família, Juventude e Formação dos Leigos. “Elegemos a prioridade Juventude como destaque em nosso Plano Pastoral, para o próximo ano e definimos ações, para viver uma vida de santidade na família e na sociedade, inspirada através da Exortação Apostólica do Papa Francisco, que serão desenvolvidas através das atividades pastorais no ano de 2019”, conclui o sacerdote.