Paróquia São Francisco despede de Frei Berardo Kleuskens

Foi com muita emoção, carinho e admiração que amigos, fiéis católicos e religiosos se despediram nesta segunda-feira, 04, de Frei Berardo Kleuskens, vigário da Paróquia São Francisco de Assis, em São João del-Rei. O religioso veio em óbito pela manhã, após um período de enfermidade e internação hospitalar.

Com igreja repleta, Dom Célio de Oliveira Goulart, bispo diocesano de São João del-Rei, presidiu a missa na Matriz Nossa Senhora de Lourdes. A celebração reuniu diversos sacerdotes. Durante a homilia, o Ministro Provincial, Frei Hilton Farias de Souza, falou sobre a trajetória de vida de Frei Berardo e da forma de se lidar com a “Irmã Morte”, termo denominado por São Francisco de Assis. “Ele deixou a sua condição de peregrino e forasteiro, como franciscano, neste mundo, para peregrinar ao encontro de Deus”, destacou.

Frei Berardo nasceu em Lenen, na Holanda e veio ao Brasil em 1958, mesmo ano de sua ordenação presbiteral, para estudar a língua portuguesa. Como missionário franciscano atuou como professor e vigário em várias cidades de Minas Gerais. “Ele era uma pessoa muito discreta e extremamente inquieta. Quando falava-mos para cuidar da saúde ele logo dizia para a gente que ele havia saído da Holanda para servir, apenas servir”, recorda Terezinha Silva, secretária paroquial.

Após a missa o corpo foi levado para o cemitério São Francisco onde foi sepultado no túmulo dos frades. Ele faleceu aos 85 anos.